Usuário de Mac coloca um emoji na senha e não consegue acessar sua conta

Por Redação | 16 de Dezembro de 2015 às 14h20
photo_camera Divulgação

A internet amplia cada vez mais a necessidade do uso de senhas, afinal você se cadastra em vários serviços e, normalmente, utiliza senhas distintas em cada um deles. Mas se há algo que você jamais deve fazer é utilizar um emoji como caractere da palavra secreta que dá acesso à conta de e-mail, ao perfil da rede social ou mesmo à conta local do seu sistema operacional.

Alguém teve essa brilhante ideia e adicionou um pictograma na senha de acesso à conta do Mac OS. Mas o que era apenas um teste para ver se a ação era possível se tornou um grande problema. Isso porque na tela de login do Mac há apenas um teclado simples para digitação da senha, sem acesso aos emojis. Assim, o sujeito não tinha como acessar sua conta e, graças a um recurso de segurança do SO, não pôde refazer a senha.

“Eu queria verificar se era possível usar um emoji como senha para a minha conta do [Mac OS] Yosemite. Funcionou, mas eu não imaginava que a tela de login tivesse apenas teclados nativos, então eu não podia digitar um emoji lá”, conta Artiom Dashisnky em postagem no tópico da Apple no StackExchange.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Então, a situação é que eu sei a minha senha, mas não consigo digitá-la. A máquina foi reiniciada para o Recovery HD e eu não vejo uma maneira de ativar o teclado de emoji lá. De fato, desde que o FileVault foi ativado, eu não consigo restaurar a senha facilmente”, continua o desolado usuário do Mac OS.

Solução trabalhosa

Mais adiante, Dashisnky comenta como conseguiu solucionar o seu problema. Ao contatar o suporte da Apple ele foi informado de que poderia acessar o modo de recuperação do sistema, fazer o boot a partir de um drive externo e então instalar um teclado de emoji a fim de digitar o caractere que faltava para liberar o acesso à sua conta.

Depois, foi preciso acessar o Disk Utility do Mac, encontrar o disco bloqueado com a senha e desativar a criptografia. Então, ele digitou a senha e aguardou por algumas horas até que tudo fosse descriptografado para, novamente, reiniciar o computador em modo de recuperação e usar o terminal para executar o comando resetpassword. Depois de toda essa Via Sacra, finalmente foi possível criar uma nova senha. Então, lembre-se: jamais faça isso em casa.

Fonte: Artiom Dashisnky/StackExchange, The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.