Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

macOS Mojave tem o mesmo nome de um antigo projeto da Microsoft

Por| 06 de Junho de 2018 às 18h10

Link copiado!

macOS Mojave tem o mesmo nome de um antigo projeto da Microsoft
macOS Mojave tem o mesmo nome de um antigo projeto da Microsoft
Tudo sobre Apple

Achou "Mojave" um nome não muito original para o novo macOS, anunciado na última segunda-feira pela Apple durante a WWDC? Acontece que ele não é lá muito original mesmo: é que a Microsoft, há dez anos, usou o mesmo nome em uma campanha publicitária do Windows Vista.

Na ocasião, o Vista ganhou o nome alternativo de Mojave, ainda que este não tenha sido adotado oficialmente depois. Já na WWDC, Craig Federighi explicou a escolha da nomenclatura para o macOS. Por muito tempo, a Apple adotou nomes de grandes felinos para o sistema operacional (Cheetah, Puma, Tiger e Leopard, por exemplo), mas, desde 2013, a empresa decidiu usar nomes de montanhas e rochas (Yosemite, El Capital, Sierra). Agora, o deserto de Mojave foi usado como inspiração para a nova versão do SO.

Mas, voltando ao Mojave da Microsoft, tudo aconteceu em 2008. As vendas do Windows Vista não estavam boas, com usuários reclamando de praticamente tudo sobre o sistema, desde seu custo até requisitos de hardware. E, realmente, o sucessor do XP não fez muito sucesso. Ainda assim, a Microsoft decidiu lançar uma campanha publicitária online tentando instigar a galera a migrar para o Vista, chamando-o de Mojave.

No vídeo, vemos uma espécie de "teste cego" para sistemas operacionais. Usuários do Windows XP foram convidados para experimentar "uma nova versão do Windows" (a Mojave), sendo que o sistema era exatamente o mesmo do Vista, apenas com uma aparência diferente. Então, sem saber que se tratava do famigerado Vista, o pessoal elogiou o Mojave, até serem informados de que o sistema era, na verdade, o Windows Vista.

Continua após a publicidade

A ideia era mostrar que o sistema era bom, e que bastaria deixar o preconceito de lado para dar uma chance ao SO. Contudo, a campanha foi um tiro no pé, com jornalistas especializados em tecnologia chegando a dizer que "a Microsoft acha que você é estúpido". Fracassado, o Windows Vista foi substituído pelo Windows 7 em 2009.

Mas, ao menos de acordo com o que foi apresentado pela Apple no palco da WWDC, o macOS Mojave não deve repetir o erro da Microsoft com o Vista, trazendo melhorias significativas ao sistema da Maçã. E você já pode conferir quais modelos de Macs e MacBooks serão compatíveis com a novidade, que, por enquanto, tem uma versão beta em andamento, com a versão final chegando a todos os usuários no último trimestre do ano.

Fonte: Apple Insider