macOS Mojave tem o mesmo nome de um antigo projeto da Microsoft

Por Patrícia Gnipper | 06 de Junho de 2018 às 18h10
Tudo sobre

Apple

Achou "Mojave" um nome não muito original para o novo macOS, anunciado na última segunda-feira pela Apple durante a WWDC? Acontece que ele não é lá muito original mesmo: é que a Microsoft, há dez anos, usou o mesmo nome em uma campanha publicitária do Windows Vista.

Na ocasião, o Vista ganhou o nome alternativo de Mojave, ainda que este não tenha sido adotado oficialmente depois. Já na WWDC, Craig Federighi explicou a escolha da nomenclatura para o macOS. Por muito tempo, a Apple adotou nomes de grandes felinos para o sistema operacional (Cheetah, Puma, Tiger e Leopard, por exemplo), mas, desde 2013, a empresa decidiu usar nomes de montanhas e rochas (Yosemite, El Capital, Sierra). Agora, o deserto de Mojave foi usado como inspiração para a nova versão do SO.

Mas, voltando ao Mojave da Microsoft, tudo aconteceu em 2008. As vendas do Windows Vista não estavam boas, com usuários reclamando de praticamente tudo sobre o sistema, desde seu custo até requisitos de hardware. E, realmente, o sucessor do XP não fez muito sucesso. Ainda assim, a Microsoft decidiu lançar uma campanha publicitária online tentando instigar a galera a migrar para o Vista, chamando-o de Mojave.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No vídeo, vemos uma espécie de "teste cego" para sistemas operacionais. Usuários do Windows XP foram convidados para experimentar "uma nova versão do Windows" (a Mojave), sendo que o sistema era exatamente o mesmo do Vista, apenas com uma aparência diferente. Então, sem saber que se tratava do famigerado Vista, o pessoal elogiou o Mojave, até serem informados de que o sistema era, na verdade, o Windows Vista.

A ideia era mostrar que o sistema era bom, e que bastaria deixar o preconceito de lado para dar uma chance ao SO. Contudo, a campanha foi um tiro no pé, com jornalistas especializados em tecnologia chegando a dizer que "a Microsoft acha que você é estúpido". Fracassado, o Windows Vista foi substituído pelo Windows 7 em 2009.

Mas, ao menos de acordo com o que foi apresentado pela Apple no palco da WWDC, o macOS Mojave não deve repetir o erro da Microsoft com o Vista, trazendo melhorias significativas ao sistema da Maçã. E você já pode conferir quais modelos de Macs e MacBooks serão compatíveis com a novidade, que, por enquanto, tem uma versão beta em andamento, com a versão final chegando a todos os usuários no último trimestre do ano.

Fonte: Apple Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.