PowerPhotos ajuda você a mesclar bibliotecas de fotos no Mac OS X

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Se você é usuário do Mac e está descontente com o novo Fotos porque não consegue unificar suas bibliotecas de imagens em um só lugar, aqui vai uma solução. O aplicativo PowerPhotos, desenvolvido pela Fat Cat Software, consegue superar essa falha do serviço oferecido pela Apple ao permitir este tipo de mescla.

O programa reúne ainda outras funções avançadas para o gerenciamento de imagens, trabalhando de forma quase automática para dar menos trabalho a você. Sua praticidade inclui vasculhar o sistema em busca de arquivos duplicados, cópia de fotos de maneira completa (com metadados e tudo), sistema de busca e muito mais.

O app é pago, mas conta com uma versão gratuita capaz de quebrar alguns galhos. Elogiado pela crítica especializada, ele funciona no OS X 10.11 (El Capitan) ou versão superior.

Mesclando e separando bibliotecas

Em sua versão completa, o PowerPhotos trabalha de maneira ilimitada para facilitar o gerenciamento de suas imagens. Seu principal recurso é a função de mesclar bibliotecas, ideal para organizar melhor as imagens em seu computador e, ao mesmo tempo, manter-se livre de arquivos duplicados.

PowerPhotos

Ao mover imagens de um ponto a outro do disco rígido, o PowerPhotos preserva suas informações técnicas, os metadados que identificam a imagem e permite a você saber quando elas foram capturadas, onde isso foi feito e uma série de outros detalhes. Se preferir, você pode dividir uma biblioteca em várias, algo que também pode contribuir para deixar suas fotos mais organizadas.

Assim, é possível separar de acordo com local em que foram feitas, datas, tipos de imagens e muito mais: basta escolher os critérios para que o software ajude você a realizar as separações. Até mesmo migrar imagens a partir de diretórios já existentes no Aperture ou no iPhotos pode ser feito com o PowerPhotos.

Pesquise e navegue

As funções de busca e navegação do PowerPhotos ampliam as possibilidades do aplicativo. Tais funções se traduzem em ainda mais controle sobre a sua biblioteca, permitindo a você encontrar fotos por meio de informações presentes nos metadados e buscando em todas as bibliotecas ao mesmo tempo.