De novo: Apple comete deslize e cita novo nome do OS X em página da App Store

Por Redação | 09.06.2016 às 09:09

É quase certo que a Apple deve renomear o seu sistema operacional para computadores de "Mac OS X" para simplesmente "macOS". Após vários rumores indicando a possível mudança, que adequaria o nome do sistema ao de outras plataformas da marca — como "iOS" e "watchOS" —, a empresa deixou escapar mais uma vez que, ao menos internamente, o sistema já foi batizado com o seu novo nome.

Nesta quarta-feira (08), a Apple atualizou a App Store e ela ganhou algumas novidades interessantes que devem ser citadas na WWDC 2016. Até aí, nada de realmente grande, mas o que chamou atenção mesmo foi o fato da empresa citar o seu sistema operacional para computadores como "macOS" e não "Mac OS X", o nome utilizado atualmente pelo software.

Apple store macos

É a terceira vez que a Apple deixa escapar o novo nome do seu sistema operacional (Foto: Reprodução/9to5Mac)

Na imagem acima, é possível ler a frase em que a fabricante cita que todos aplicativos do iOS, macOS, tvOS e do watchOS poderão cobrar, em seus serviços, uma assinatura mensal que antes era restrita a aplicativos selecionados pela Apple. A empresa ainda explicou que embora o desenvolvedor só ganhe 70% desse valor inicialmente, caso o usuário continue a assinar o serviço após um ano, o lucro do responsável pelo app sobe para 85% do valor cobrado na mensalidade.

Não é a primeira vez que os funcionários da empresa cometem esse tipo de deslize: em meados de março, o portal 9to5Mac descobriu o nome "MacOS" num dos frameworks do OS X 10.11.4, dando início aos boatos de que SO trocaria de nome. Já no mês seguinte, a Apple citou o mesmo nome em um de seus FAQs sobre responsabilidade ambiental.

Como em todos os erros anteriores, Cupertino decidiu por corrigir a falha sem fazer muito alarde: quem acessa a App Store e procura pelo nome vazado encontra apenas 'OS X', sem o menor sinal do nome escrito anteriormente. Apesar de já ser praticamente fato que a mudança ocorrerá, muitos internautas especulam que o nome final do SO será "MacOS", com uma inicial maiúscula, ou simplesmente "macOS", assim como os outros sistemas da empresa.

Via: iPhoneHacks