Como encontrar a pasta “Biblioteca” no Mac OS X Lion e no Mountain Lion

Por Bruna Rasmussen
photo_camera Canaltech

Desde o Mac OS X Lion a Apple tem apresentado mudanças não muito substanciais no sistema operacional. Contudo, a novidade fica por conta dos detalhes. E um deles pode ser bastante irritante: a pasta “Biblioteca” foi ocultada do Finder.

O motivo que levou à tomada dessa decisão, segundo a Apple, foi prevenir usuários leigos de modificar ou até mesmo de deletar algumas pastas e arquivos importantes que estão dentro da pasta “Biblioteca”. Essa pasta existe em três diferentes níveis: na pasta raiz, dentro da pasta “Sistema” e dentro da pasta do seu usuário. Elas continuam lá, mas para acessá-las é preciso saber alguns truques.

Barra de Menu

Quando você está com a janela do Finder ativada, na Barra de Menu do Mac OS X há a opção “Ir”. Ao clicar nela, um submenu com diversas pastas é mostrado – e a “Biblioteca” não está lá. Para que você possa visualizá-la, basta pressionar a tecla “Option” (equivalente ao Alt). Imediatamente a pasta é mostrada e você pode acessá-la facilmente. Assim que você deixa de pressionar a tecla, ela é novamente ocultada.

Pelo Terminal

Se você usa a pasta “Biblioteca” com frequência e quer que ela esteja sempre à mostra, como nas versões anteriores do sistema, é preciso recorrer ao Terminal. Apesar de ele parecer um verdadeiro bicho de sete cabeças para quem não está acostumado com código, o processo é bastante simples.

No Terminal, digite o seguinte, sem as aspas, e pressione Enter: “chflags nohidden ~/Library/”. Vá até o Finder e abra a pasta do seu usuário, a “Biblioteca” estará visível e assim ficará, sem a necessidade de nenhum outro truque. Caso você queira ocultar a pasta novamente, basta voltar ao Terminal e digitar “chflags nohidden ~/Library/”.

Terminal

Apesar da Apple considerar a pasta sensível – e ela realmente é! –, a “Biblioteca” é muito utilizada no dia a dia, principalmente para instalar novas fontes e plugins em programas. Basta saber o que você está fazendo e não deletar nada por engano e você não terá problema algum e manter essa pasta à mostra.