Publicidade

Como consultar os aplicativos que rastreiam você no Mac

Por| Editado por Bruno Salutes | 28 de Junho de 2021 às 16h50

Link copiado!

Imagem:  Kaitlyn Baker/Unsplash
Imagem: Kaitlyn Baker/Unsplash

A privacidade do usuário é um tema que a Apple leva a sério em seus produtos e serviços. No Mac, todos os aplicativos instalados são obrigados a pedirem permissão para acessar a localização do dispositivo, ainda que sejam nativos do macOS. Essa tendência também se estende aos outros dispositivos da empresa da maçã, como o iPhone – e sua atualização para permissão de rastreamento –, iPad, entre outros.

A princípio, ainda que carregue uma conotação ruim, os Serviços de Localização do Mac são importantes para que aplicativos possam oferecer sugestões baseadas em suas preferências. Ou seja, para que um app possa te entregar um resultado com precisão, ele precisa de alguns dados como base de referência. Isso vale para uma busca no Google, uma consulta na Siri sobre a temperatura atual na sua cidade ou um anúncio personalizado.

E ainda aplicativos nativos da Apple também precisem solicitar sua localização, os termos de coleta de dados funcionam de forma diferente em comparação a aplicativos de terceiro.

Continua após a publicidade

Se a Apple garante que utilizar as Sugestões do Spotlight ou as Sugestões do Safari não entregam à empresa sua localização precisa, ou, sequer, revela seus dados, as mesmas condições podem não se aplicar a softwares e sites de outros desenvolvedores. Por isso, antes de permitir o acesso aos seus dados, verifique se você concorda com suas políticas de privacidade.

Abaixo, preparamos um passo a passo para você consultar os aplicativos que te rastreiam no Mac e como desativar os Serviços de Localização definitivamente do computador.

Consultando aplicativos que rastreiam você no Mac

Passo 1: na barra de menu, clique no menu Apple (logo da maçã) e vá em "Preferências do Sistema...".

Continua após a publicidade

Passo 2: clique em "Segurança e Privacidade".

Passo 3: clique na aba "Privacidade" e, na barra lateral, vá em "Serviços de Localização".

Continua após a publicidade

Passo 4: para fazer alterações nesse menu, desbloqueie o cadeado de segurança do macOS. Insira o nome usuário, senha e, depois, clique em "Desbloquear".

Passo 5: na janela do menu "Serviços de Localização", consulte os aplicativos que estão recebendo seus dados. Desmarque aqueles que você não deseja enviar essas informações.

Continua após a publicidade

Passo 6: clique no botão "Detalhes", em "Serviços do Sistema", para visualizar os serviços do macOS que coletam seus dados de localização.

Dica: clique na caixa de seleção para "Mostrar o ícone de localização na barra de menus..." e acompanhe em tempo real os aplicativos e serviços que coletarem seus dados de localização.

Continua após a publicidade

Desativando os Serviços de Localização

Além de controlar quais aplicativos e serviços do sistema podem ter acesso aos seus dados de localização, também é possível manter essa informação bloqueada no computador. Para isso, ainda na aba "Privacidade", dos ajustes de preferência de segurança do macOS, basta desmarcar a caixa de seleção em "Ativar Serviços de Localização" e, por fim, em "Desativar".

Continua após a publicidade

Utilize essa dica de forma regular em seu uso do Mac e tenha maior controle sobre as informações de localização coletadas no computador!