Bug na instalação do macOS Monterey está "matando" computadores da Apple

Bug na instalação do macOS Monterey está "matando" computadores da Apple

Por Igor Almenara | Editado por Jones Oliveira | 02 de Novembro de 2021 às 19h40
Canaltech (montagem)

Quando o iOS 15 foi liberado para o público, ele estava carregado de bugs bem inconvenientes que atrapalhavam a usabilidade do iPhone. Agora, com o macOS Monterey, o cenário parece se repetir — e de forma ainda mais grave: usuários relataram em fóruns oficiais da Apple e em redes sociais que a atualização está literalmente impedindo que os computadores da marca liguem de novo.

Segundo relatos recolhidos pelo MacRumors, a atualização para a nova versão do sistema operacional é capaz de “matar” notebooks independentemente da idade, como modelos lançados em 2016, 2018 e até 2020. No geral, quem foi afetado conta que estava fazendo a atualização como recomendado, mas eventualmente a tela apagou e o computador nunca mais ligou.

Os únicos modelos que parecem estar livres do problema são os Macs equipados com processadores Apple M1, mas é difícil firmar essa suspeita devido à superficialidade dos relatos online.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em uma das publicações, os relatos se acumulam cada vez mais. Alguns dos usuários impactados pelo bug dizem que só conseguiram resolver o problema encaminhando o aparelho para o suporte autorizado da Apple. As experiências ruins também se acumulam no Twitter.

Restauração de firmware pode resolver

Segundo comentários que circulam nos fóruns da Apple, uma das alternativas para resolver o problema é a restauração do firmware do aparelho — o processo é bem trabalhoso e requer, inclusive, que a disponibilidade de outro Mac funcionando. Se nem assim o computador voltar a ligar, pode ser necessário levar o aparelho até o suporte autorizado da marca.

Se você ainda não atualizou seu Mac, a recomendação mais óbvia é esperar mais algum tempo para evitar o bug, mesmo que isso implique em ficar sem os recursos mais recentes. Atualmente, a Apple testa o macOS 12.1 com usuários do Apple Beta Software Program e talvez com o lançamento dele já seja mais seguro baixar o novo SO — resta só esperar para saber.

Fonte: Apple Communities, MacRumors

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.