Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização do Chrome causou “morte” de Macs em todo o mundo

Por| 25 de Setembro de 2019 às 12h15

Link copiado!

Atualização do Chrome causou “morte” de Macs em todo o mundo
Atualização do Chrome causou “morte” de Macs em todo o mundo

A Google assumiu responsabilidade sobre uma falha catastrófica que “matou” muitos computadores com macOS desde esse começo de semana. O problema, que impede os computadores de reiniciarem após um desligamento ou reboot, está associado a uma atualização do navegador Chrome, que acabou corrompendo o sistema de arquivos do sistema operacional da Apple.

A falha em massa começou a ser reportada na manhã de segunda-feira (23) e atingiu com mais força os editores de vídeo e as produtoras de cinema. Inicialmente, se acreditou ser um problema com o Media Composer, um software da Avid usado justamente por esse nicho e elo comum entre todos aqueles que indicaram estarem sofrendo com a falha nos fóruns oficiais da Maçã.

O usuário comum, entretanto, não precisa se preocupar tanto com o problema, uma vez que ele atinge apenas aqueles que desabilitaram um recurso chamado System Integrity Protection (SIP), que impede a modificação de dados protegidos do sistema operacional por softwares não assinados pela própria Apple. A funcionalidade vem ativada por padrão, mas mais uma vez, os profissionais do vídeo foram os mais atingidos pois o desligamento dela é necessário para utilização de placas de vídeo externas.

Em resposta ao problema, a Google removeu a atualização de seus servidores para todos os usuários do Chrome. Além disso, aqueles que usam o macOS a partir da versão 10.9 estão seguros, enquanto todos os outros afetados devem realizar um procedimento complexo, ligando o computador em modo de recuperação e acessando o Terminal para rodar os seguintes comandos:

Continua após a publicidade

chroot /Volumes/Macintosh HD [note: “Macintosh HD” is the default]

rm -rf /Library/Google/GoogleSoftwareUpdate/GoogleSoftwareUpdate.bundle

mv var var_back # var may not exist, but this is fine

ln -sh private/var var

Continua após a publicidade

chflags -h restricted /var

chflags -h hidden /var

xattr -sw com.apple.rootless “” /var

Após esse procedimento, uma reinicialização será necessária para fazer com que os comandos funcionem e removam a atualização do Google Chrome do sistema. O processo pode demorar na medida em que o macOS recupera as partes prejudicadas do sistema operacional, mas a ideia é que, com o fim dele, tudo deve ser retornado ao seu estágio normal.

Continua após a publicidade

De acordo com informações da imprensa internacional, “algumas dúzias” de computadores foram atingidos pela falha antes que elas fossem detectadas pela Google. O problema teria causado caos nos estúdios da emissora americana ABC, com todo o trabalho de edição da última temporada da série Modern Family sendo interrompido quando as máquinas usadas pelos profissionais simplesmente deixaram de funcionar.

Fonte: 9to5 Mac, Variety