Testes mostram que o Mountain Lion reduz tempo de bateria dos notebooks

Por Redação | 09.08.2012 às 13:03

Desde o lançamento do Mountain Lion, nova versão do sistema operacional para Macs, em julho deste ano, muitos usuários estão alegando que ele reduz o tempo de duração da bateria dos seus notebooks. Com base nas reclamações, o site ArsTechnica fez uma série de testes com o Macbook Pro com tela retina e constatou que, com o software, o computador perde aproximadamente 38 por cento das oito horas de duração estimadas.

Os técnicos da Apple estão colhendo mais relatos e evidências apresentados pelos usuários sobre o problema, embora um usuário foi informado pela empresa que uma atualização na Mac App Store pode resolver a questão da redução do tempo de bateria.

Ainda segundo a publicação, muitos usuários do Macbook, Macbook Pro e Macbook Air relatam que após a atualização do sistema, seus aparelhos apresentaram perda considerável no tempo de duração de suas baterias. E algumas pessoas afirmaram que a duração da bateria diminuiu cerca de 50% em comparação ao sistema Lion.

O teste conduzido pelo site, que não possui métodos estritamente científicos, constatou perdas semelhantes na bateria após instalar o Mountain Lion. Nos testes anteriores, utilizando um Macbook Pro com tela retina e processador Intel HD 4000, a equipe conseguiu utilizar o aparelho por um pouco mais de oito horas sem necessidade de recarga. Já com a atualização do software, a bateria durou um pouco mais de cinco horas.

Durante o processo, aplicações como Safari, Chrome, Twitter, iChat, Colloquy, TextEdit, Photoshop, Skitch, Mail, Outlook, Dropbox e gxfCardStatus foram utilizadas normalmente. Além disso, a conexão com a internet foi feita exclusivamente via Wi-Fi e o Bluetooth permaneceu desligado.

Periodicamente, o usuário acessou o Activity Monitor para avaliar o uso da CPU e o processador quad-core não ultrapassou mais do que cinco por cento da sua capacidade, com ocasionais picos de 10 a 20 por cento durante o carregamento de páginas na web, leitura e escrita de arquivos e outras atividades.

O usuário do fórum da Apple steve_c afirmou na última segunda-feira (6) que diante de algumas explicações dos técnicos de suporte da empresa, pode-se constatar que o problema é exclusivo do OS e não de nenhum dos componentes dos computadores.

Por enquanto, a Apple ainda não afirmou se já está preparando uma atualização para consertar o problema.

Mountain Lion Mac OSX

Os testes mostraram uma redução de até 38% das oito horas estimadas