Novo OS X Mavericks vem cheio de segredinhos!

Por Redação

E eis que a Apple surpreende, lançando a nova versão do seu sistema operacional Mac OS X gratuitamente. Juntamente a diversas outras novidades lançadas na keynote do último dia 22, a empresa de Cupertino passou a oferecer a atualização do sistema para todos os usuários sem nenhum outro custo.

Obviamente que os fãs da maçã mordida já estão fuçando em cada novidade trazida pelo Mavericks. Como de praxe, vários novos recursos e características são adicionados ou aprimorados. Alguns deles são bem discretos em um primeiro uso, mas ainda assim são dignos de nota. Vamos conhecê-los?

  • Gerencie quais aplicativos sabem onde você está

Agora é possível verificar quais aplicativos estão coletando dados de geolocalização de forma mais direta, através de um ícone na barra superior. Basta clicar nesse ícone para exibir uma lista dos aplicativos ativos, além de conferir um histórico de uso nas Preferências do Sistema.

  • Novos apps em destaque no Launchpad

Sempre que um aplicativo novo era instalado no Mac OS X, seu respectivo ícone aparecia no Launchpad sem nenhuma diferenciação. No Mavericks, um brilho animado sobre o ícone aparece, ajudando o usuário a identificar mais facilmente o aplicativo recém-instalado.

  • Ditado aprimorado

Por padrão, o Mac OS X requer conexão com a internet para que o recurso de ditado transcreva a fala do usuário a um documento de texto. Um dos novos recursos do Mavericks é permitir o uso dessa função offline, ativando a caixa de seleção "Use Enhanced Dictation". O único probleminha é a necessidade de baixar uma atualização, mas pra quem acabou de baixar um sistema operacional inteirinho, o que são meros 700MB de update, não é mesmo?

  • Mais recursos de monitoramento do sistema

Cheque o consumo de energia de cada aplicativo, recurso ou processo do Mavericks clicando na opção "Energia/Energy" da janela do Activity Monitor/Monitor de Atividades. Também dá para fazer essa verificação de forma mais resumida passando o mouse sobre o ícone de bateria na barra superior. O menu View/Visualizar também dá acesso a dados de uso do processador e a ferramentas de diagnóstico do sistema.

  • Mova as áreas de trabalho à vontade

Ordene suas Áreas de Trabalho e posicione os widgets do Dashboard como desejar, agora que o Mavericks permite arrastá-los para qualquer posição na tela ao abrir o Mission Control. Perfeito para canhotos!

  • Não perturbe!

Está recebendo notificações demais e não consegue se concentrar no trabalho? Sem problema! Basta abrir o Notification Center/Centro de Notificações e ativar a nova opção "Não perturbe", que desabilita todas as notificações de aplicativos. As notificações não são perdidas, ficando salvas em uma fila no próprio Centro de Notificações para verificação posterior. Também é possível agendar horários para ativar e desativar o Do not disturb/Não Perturbe nas Preferências do Sistema, o que deixa o novo recurso ainda mais prático e dinâmico!

  • Acesso rápido a emoticons e caracteres especiais

Precisa usar algum caractere especial em seu texto ou simplesmente adora usar emoticons e emojis? Experimente pressionar Command+Control+Barra de Espaço no teclado e o Mavericks exibirá uma pop-up para acesso rápido e facilitado ao mapa de caracteres e emoticons.

E aí, já está aproveitando tudo que o Mavericks tem a oferecer? Encontrou algum novo recurso bacana ou algo que foi melhorado? Conte-nos suas impressões nos comentários!