Novo Mountain Lion é disponibilizado para download

Por Fernanda Morales | 25 de Julho de 2012 às 10h50

A aguardada nova versão do sistema operacional da Apple para desktop, o Mountain Lion, foi lançada oficialmente no mercado nesta manhã. A data de lançamento foi revelada durante um evento voltado para a imprensa para a divulgação dos resultados do terceiro trimestre fiscal da empresa.

Durante o evento, que aconteceu nesta terça-feira, 24/7, o CEO Tim Cook afirmou que a empresa vendeu aproximadamente 26 milhões de unidades do iPhone e 17 milhões de iPads ao redor do mundo no período analisado.

"Estamos emocionados com o recorde de vendas de 17 milhões de iPads no trimestre de junho", afirmou Cook em comunicado oficial. "Nós também atualizamos toda nossa linha de Macbooks, lançaremos o Mountain Lion amanhã e o iOS 6 chegará ao mercado no próximo outono (hemisfério norte). Nós também estamos ansiosos para mostrar os novos produtos que temos na manga".

O novo Mountain Lion, apresentado durante a Worldwide Developer Conference 2012, traz vários recursos diferentes, mas principalmente a integração de algumas aplicações disponíveis nos aparelhos iOS para o Mac. De acordo com o NVO News, os usuários podem esperar a integração com aplicativos nativos como Facebook, Twitter, Game Center entre outros no OS.

O novo OS traz integração aos recursos presentes no iOS

Mountain Lion

A versão 10.8 do OS também traz integração completa ao serviço iCloud, que permite que os usuários sincronizem todos os seus aparelhos Apple como iPhone, iPad e iPod touch. Com o novo recurso, os usuários poderão gerenciar e editar ferramentas como contatos, mensagens de texto, e-mail, Find My Mac entre outros.

Outra novidade do sistema é que o navegador Safari também ganhou uma atualização. O browser agora permite que os usuários façam suas buscas na internet digitando na barra de URL, algo muito familiar para os usuários do Mozilla Firefox e do Google Chrome.

E com o novo Mountain Lion, os usuários também terão acesso ao recurso AirPlay Mirroring que permite que eles transfiram o conteúdo da sua tela para displays maiores sem a necessidade de usar fios e fazer complicadas instalações. O recurso é ideal para apresentações empresariais e acadêmicas.

O Mountain Lion 10.8 estará disponível para download na Mac App Store por US$ 19,99 e tem suporte para a atualização de computadores que rodam o Snow Leopard e o Lion.

As pessoas que adquiriram um Mac depois do dia 10 de junho terão direito a uma cópia gratuita do novo OS.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.