Mac OS X 10.9 deverá trazer ferramentas consagradas do iOS

Por Redação | 29 de Abril de 2013 às 15h52

Rumores afirmam que a Apple já prepara uma nova versão do seu sistema operacional para Macs, intitulado OS X 10.9, e algumas especificações técnicas que foram reveladas indicam que os usuários poderão esperar um SO equipado com as melhores ferramentas do iOS, como afirma o colunista Mark Gurman do site 9to5Mac.

Entre as novidades esperadas para o OS X 10.9 está uma atualização na ferramenta Finder, que permite que os usuários explorem os arquivos armazenados no Mac. Ela ganhará um recurso de navegação por abas assim como o presente nos navegadores. Para alternar entre os aplicativos abertos, os usuários poderão usar um método semelhante ao do iPhone e do iPad, podendo selecionar o aplicativo que deseja a partir de uma bandeja de ícones na parte inferior da tela. O recurso de alternância de apps melhorará o desempenho do sistema e ajudará na economia da bateria, já que 'suspende' os aplicativos que estão muito tempo inativos.

Outro recurso importante que deverá estar presente na versão 10.9 do Mac OS é a capacidade de manter um aplicativo aberto em janelas pequenas ou grandes em um monitor diferente, ou em várias configurações de monitor diferentes. Essa função foi desenvolvida no último ano pelo vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi.

Espera-se que muitos outros recursos, incluindo até a assistente Siri, possam integrar o Mac OS X 10.9, que deverá ser apresentado durante a edição 2013 da conferência anual de desenvolvedores da Maçã, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece entre os dias 10 e 14 de junho em São Francisco, Estados Unidos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.