Conselhos para a segurança de seu Mac

Por Luciana Zaramela

Os computadores da Apple são famosos por serem seguros, mas... será que são tão seguros assim? Em muitos casos, uma falta de atenção pode colocar seu Mac em risco. Se você já atualizou seu sistema ou mal pode esperar para curtir o Mountain Lion em sua máquina, existem alguns passos simples para manter seu computador em segurança e evitar uma surpresa desagradável. Basta seguir alguns conselhos básicos:

iMac

Atualizações do sistema

Ao identificar uma falha de segurança no sistema, a Apple lança um pacote de atualizações. Se você detesta atualizar o sistema, acha que instalar o pacote de segurança demora ou tem pavor de ter de reiniciar o computador na sequência, é melhor pensar duas vezes: estas atualizações são cruciais para a segurança de seu Mac. Então, quando surgirem, é melhor instalá-las o quanto antes.

Senhas

Você conhece o Keychain Access, ou Acesso às Chaves, que vem no seu Mac? Ele é uma central de armazenamento de senhas nativo do sistema, e o melhor: seguro. Em vez de documentar suas senhas em uma planilha ou documento de texto, pense melhor: o Keychain existe para isso, pois criptografa todas as informações.

KeyChain Mac

Flash Player

Quantas vezes você foi interrompido pela atualização do plug-in da Adobe e clicou em "Lembrar-me mais tarde"? Quando o Flash pedir atualização, instale-a. Não custa nada e demora apenas alguns segundos.

Login automático

Vamos ser práticos: para quê deixar sua máquina facilmente acessível por qualquer pessoa? O login automático pode até ser um recurso bastante prático, mas vai perder todo o sentido quando alguém abrir seu computador e ler suas informações, documentos, visualizar fotos e passear sem limites dentro do sistema de arquivos. Cuidado.

Antivírus

Sim, Macs possuem suas vulnerabilidades. É altamente recomendável ter um antivírus e, sempre que instalar um programa novo, efetue novas varreduras e deixe tudo atualizado no sistema. No futuro, você vai ver que vale a pena.

São dicas simples, mas que ajudam a proteger o seu sistema. Como dizia o velho ditado: "É melhor prevenir que remediar".