Atualização do Mac OS X pode bloquear funcionamento de vários apps; previna-se

Por Redação | 05 de Agosto de 2014 às 13h32
photo_camera Apple

A Apple tem trabalhado em várias atualizações de segurança e patches corretivos do Mac OS X Mavericks enquanto o Yosemite não chega oficialmente ao mercado. O problema é que, ao que tudo indica, o próximo update trará problemas para desenvolvedores de aplicações para o sistema operacional da Maçã.

Conforme relatou o portal Read Write, a companhia entrou em contato com os desenvolvedores nesta segunda-feira (04) e os avisou que aplicações desenvolvidas para versões antigas do sistema operacional poderão não rodar mais no Mac OS X a não ser que eles reassinem o software digitalmente com um novo certificado usando o OS X 10.9 Mavericks.

Não é de hoje que a Apple exige que os desenvolvedores assinem suas aplicações digitalmente antes de poderem distribui-las para o Mac OS. A medida, segundo a empresa, é adotada para coibir ações maliciosas e promover mais segurança tanto para quem faz o software, quanto para quem o utiliza.

Até esta segunda as aplicações utilizavam uma tecnologia de assinatura um tanto quanto obsoleta. Com a mudança, a Apple espera fazer com que todas as aplicações passem a ser assinadas com a tecnologia que ela chama de "Version 2", que exige a utilização da ferramenta Codesign que roda exclusivamente no Mavericks.

Embora o sinal de alerta tenha sido feito com uma certa antecedência, ele acabou sendo recebido como sendo de mal gosto principalmente por aqueles que têm algumas dezenas de aplicações prontas. A Maçã também não estipulou um prazo certo para que os softwares sejam reassinados, nem quando o Mavericks 10.9.5 será lançado oficialmente.

Reações com o a de Landon Fuller, que terá 40 apps bloqueados caso não os atualize, foram comuns no Twitter nesta segunda-feira

Se você é cauteloso e quer garantir que todos os apps funcionarão antes de atualizar para a versão 10.9.5, existe um comando de linha que pode ser executado:

find /Applications ~/Applications -maxdepth 3 -name "*.app" | while read a ; do echo; echo -n "$a ___ "; codesign -vd "${a}" 2>&1 | awk '/version/ {print $3}'; done | awk -F'___' '{print $2 " " $1}' | sort -u

Com ele você encontrará quais aplicações ainda utilizam a assinatura digital antiga e podem não funcionar no Mavericks 10.9.5. Fique esperto!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.