Apple lança beta público do OS X Yosemite; versão oficial deve chegar em outubro

Por Redação | 24.07.2014 às 12:39

A Apple está se preparando para lançar seu novo sistema operacional para desktops e notebooks, o OS X Yosemite. Lançando hoje (24) o beta público do sistema para 1 milhão de usuários cadastrados no site do programa de testes, a Apple pretende oferecer a este número limitado de pessoas o primeiro build público do Yosemite – o mesmo recebido pelos desenvolvedores no início da semana.

De acordo com a Macworld Brasil, diferentemente dos desenvolvedores, que precisam usar o rastreador de bugs Radar para reportar problemas no sistema, os usuários comuns não precisarão fazer isso. A Apple pretende, com o lançamento do beta público, obter feedback dos usuários para que todo e qualquer bug percebido seja relatado via Feedback Assistant, um aplicativo que será instalado junto com o Yosemite para todos os computadores que farão parte do grupo de teste.

Lançamento oficial

Enquanto a comunidade mobile espera pelo lançamento do iOS 8 para iPhone, iPad e iPod touch em setembro, os usuários de Macs podem receber a atualização oficial um mês mais tarde, em outubro, segundo informações do 9to5mac.

Espera-se que a Apple finalize todos os testes com a versão beta do Yosemite já no início de outubro e lance o sistema em sua versão golden master por volta do dia 10, segundo fontes não identificadas. A liberação para todos os usuários comuns deve sair na forma de atualização gratuita do sistema no final de outubro. Assim como ocorreu no ano passado com o OS X Mavericks, a empresa deve fazer um evento para dar mais detalhes para a mídia internacional.

É provável que a Maçã dê um parecer também sobre seu relógio ou pulseira inteligente, cujos documentos foram revelados pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) esta semana, e suas possíveis interações com o novo sistema. Ainda segundo fontes ouvidas pelo 9to5mac, é possível que a empresa revele uma nova geração de sua linha de computadores. Parece que a Apple está trabalhando em uma versão menor do MacBook com tela Retina de alta resolução, assim como em uma nova versão de seu desktop, o iMac. Fala-se também em um monitor separado, contando com resolução 4K – tudo para acomodar (e vender) melhor o Yosemite.

Outras novidades incluem atualizações para o iMovie e o Final Cut Pro para aprimorar suas funções de edição, exportação e importação de vídeos no formato 4K.

Leia também: