Apple lança OS X 10.9.3 com melhor suporte a telas 4K

Por Redação | 16.05.2014 às 10:49

Após meses de testes, a Apple finalmente lançou a nova versão do Mac OS X Mavericks, o OS X 10.9.3. Essa é a terceira atualização significativa do sistema e traz uma série de patches de segurança, correções de bugs, novos recursos e outras melhorias.

Como destaca o site Ars Technica, a nova atualização melhorou o suporte a telas de ultra resolução (4K), principalmente no Mac Pro 2013 e no MacBook Pro de 15 polegadas com tela Retina. Quando esses modelos estiverem conectados a uma tela 4K, eles serão capazes de exibir as imagens utilizando o modo “Retina” (HiDPI) do OS X por padrão, além de usar a taxa de atualização de 60 Hz em monitores compatíveis. O modo Retina deixará as imagens maiores e mais nítidas, enquanto que a taxa de atualização de 60 Hz deixará as animações do sistema, vídeos e jogos mais suaves e com respostas mais rápidas. Apesar disso, o usuário terá que ter uma GPU que seja capaz de processar tudo em 60 Hz.

Apesar do MacBook Pro de 13 polegadas modelo 2013 possuir o hardware necessário para exibir as imagens em telas 4K, ele não é mencionado nas notas de release da Apple.

A atualização também traz de volta a sincronização local via USB de calendários e contatos entre dispositivos iOS e o Mac utilizando o iTunes. O recurso existia nas versões anteriores do OS X, mas quando o Mavericks chegou, a Apple afirmou que os usuários deveriam utilizar o iCloud para tal e não forneceu nenhuma alternativa para aqueles que não queriam armazenar suas informações nos servidores da empresa. Para a sincronização local é necessário ter o OS X 10.9.3 e o iTunes 11.2 instalados.

Além disso, a confiabilidade das conexões VPN foi melhorada, utilizando o IPsec, e a atualização traz o Safari 7.0.3. Como de costume, o OS X 10.9.3 também traz vários patches de segurança, mas a Apple não especificou exatamente o que foi atualizado.

Uma versão beta do sistema foi disponibilizada para os usuários interessados através do programa "Beta Seed" da empresa em abril. Agora que foi liberada para o público geral, a atualização pode ser obtida através da "Atualização de Software" ou fazendo o download dos pacotes de atualização Delta e Combo.

Usuários do OS X 10.6, 10.7 ou 10.8 e que tenham Macs compatíveis podem atualizar para o Mavericks gratuitamente na App Store.