10 widgets indispensáveis para o Dashboard de seu OS X

Por Luciana Zaramela

Quando foi lançado no OS X 10.7.4 Tiger, o Dashboard era a novidade do momento. Além de oferecer suporte aos desenvolvedores, ele fazia o maior sucesso entre os usuários. Foi assim durante anos, mas, com o tempo, parece que o Dashboard foi caindo no esquecimento. Bem, provavelmente isso ocorreu porque os usuários não souberam explorar todo o seu potencial.

A Apple continua trabalhando para melhorar o Dashboard, mas os widgets não estão tendo sua atenção. Entretanto, ainda existem alguns que realmente valem a pena e são constantemente atualizados.

Se você também curte essa funcionalidade de seu Mac e deseja dar uma boa turbinada no Dashboard para tirar vantagem de widgets rápidos e funcionais, confira essa seleção de 10 excelentes sugestões para incrementar sua funcionalidade!

1. Battery Level

Se você usa um Magic Mouse, um teclado ou um trackpad via bluetooth, sabe o quanto é chato ter de ficar checando a bateria de cada um deles nas Preferências do Sistema. Com este widget, você não precisa ir até lá para verificar a vida útil de suas baterias. Cada vez que abrir o Dashboard, você verá o nível de bateria do mouse, teclado ou trackpad atualizado.

2. TeaTimer

Se você colocou uma pizza ou um bolo no forno, deixou a massa descansando na geladeira ou precisa ser lembrado de qualquer outra tarefa importante em seu dia-a-dia, o TeaTimer é a ferramenta ideal. Você ainda pode gravar uma mensagem de voz, utilizar o alarme e até mesmo usar o Growl. Selecione o tipo de alarme desejado, altere a cor de fundo e deixe o TeaTimer pronto para avisar quando o momento chegar.

3. Dicionário Widget

Pesquise o significado de qualquer palavra na Língua Portuguesa, obedecendo o novo acordo ortográfico. O dicionário ainda conta com conjugação de verbos e pronunciação de palavras. Você ainda pode alterar a cor de fundo e deixar o Dicionário do seu jeito! Suporta o Português Brasileiro e o Lusitano.

4. iCal Events

O calendário nativo do OS X é muito bacana, mas se você possui muitas datas marcadas e, às vezes, deixa algum compromisso passar batido, vai gostar deste widget. Ele exibe os eventos que estão se aproximando de maneira elegante em seu Dashboard. Você pode visualizar os eventos das duas próximas semanas para não correr o risco de perder um compromisso importante. O iCal Events suporta múltiplos calendários do iCal e você pode identificar cada um deles ao pairar o mouse sobre a data de início de qualquer evento.

5. iStat Nano

A versão gratuita do iStat já conta com várias funcionalidades interessantes. O widget utilitário exibe aspectos relevantes dos componentes de seu Mac, como uso de CPU, memória, espaço no HD, temperatura, uso de largura de banda, velocidade do cooler, bateria do MacBook, uptime (tempo que seu Mac está em uso, dormindo ou em stand-by, sem desligar) e os 5 últimos processos do sistema.

6. Mail Checker

Simples e funcional, este widget exibe o número de mensagens não lidas em seu Gmail ou Yahoo!. Quando o selo ficar vermelho, significa que você possui e-mails em espera. Ao clicar no selo, você é redirecionado para seu webmail em seu navegador padrão.

7. Garfield Daily

O divertido gato gorducho também pode invadir seu Dashboard, com uma tirinha nova a cada dia! Se você entende inglês, é uma boa pedida para começar o dia com boas gargalhadas. O widget permite a você navegar por várias datas e traz um enorme banco de dados das tirinhas de Garfield e sua turma.

8. Unit Converter Pro

Excelente conversor de unidades para seu Dashboard! Converta mais de 300 unidades (área, volume, velocidade, aceleração, coeficiente de difusão) em 40 categorias! Uma ferramenta essencial para estudantes de engenharia e profissionais do ramo.

9. Currency Converter

Converta valores de moedas de mais de 200 países com este excelente widget. Ele é atualizado automaticamente e é uma excelente maneira de informar valores de moedas estrangeiras (e nacional) sem que você precise procurar na internet.

10. Time Machine Buddy

Se você faz backup pelo Time Machine e deseja entender o que o sistema está fazendo durante sua atuação, o Time Machine Buddy monitora tudo e o informa sem rodeios.

E você, tem alguma sugestão para incluir nesta lista? Compartilhe com a gente nos comentários!