Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wine 6.0 chega com 8,3 mil alterações para levar apps de Windows ao Linux

Por| 25 de Janeiro de 2021 às 11h40

Link copiado!

Road Trip with Raj/Unsplash
Road Trip with Raj/Unsplash

Wine, o recurso de compatibilidade para que programas de Windows rodem no Linux, acaba de ser atualizado para a sexta versão e está milhares de novidades. E nem chega a ser uma hipérbole falar em milhares, visto que o log de atualização da plataforma registra nada menos que 8,3 mil alterações no Wine 6.0.

Entre as principais novidades da extensa lista de updates está um melhor gerenciamento das DLLs de programas do Windows, que passam a ser carregadas dentro dos Portable Executable. Isso deve aprimorar o sistema de reconhecimento desses arquivos de biblioteca de dados indispensáveis para o funcionamento de programas de Windows.

Mais destaques

Segundo o site The Registrer, outros destaques ficam por conta do suporte para DirectShow e MediaFoundation e ainda para Vulkan no padrão WineD3D. Quem quer (tentar) trazer aquele jogo de Windows também ganhou um reforço: o suporte ao Direct3D foi ampliado e agora o Wine é capaz de reconhecer e lidar com um maior número de dispositivos de hardware, resultando em melhorias gráficas na execução dos títulos.

Continua após a publicidade

Ainda em termos de hardware, a publicação destaca o fim do suporte para a arquitetura PowerPC de 32-bits. Atualmente, o Wine garante oferecer suporte para mais de 27 mil programas de Windows no Linux, o que definitivamente não é pouca coisa.

A lista completa com as milhares de novidades do Wine 6.0 está disponível no site oficial da plataforma.