Ubuntu 15.10 Wily Werewolf já está disponível para download

Por Redação | 23.10.2015 às 09:53

Esta quinta-feira (22) marcou a chegada de uma nova versão do Ubuntu, a distribuição de Linux mais popular do mundo. O Ubuntu 15.10, codinome Wily Werewolf, chega com mudanças bastantes sutis, algumas correções técnicas e dando sequência aos lançamentos contínuos da Canonical.

A novidade mais notável é a nova barra de rolagem das janelas do Ubuntu, que ganhou uma nova cara, mais discreta e funcional do que nunca. Além disso, outros detalhes da nova versão incluem um novo papel de parede padrão, aplicativos atualizados, suporte para o Steam Controller, Linux 4.2, entre outras coisas.

Confira agora alguns detalhes sobre as principais novidades do Wily Werewolf.

Unity 7.3.3

De início polêmico no mundo do Ubuntu, o Unity acabou caindo nas graças da maioria dos usuários e continua como o desktop shell padrão da distro. Agora, a interface chega na sua versão 7.3.3, contando com alguns ajustes de usabilidade e também pequenas correções que a tornam mais fluida e funcional.

Um destaque da atualização é a não exibição do menu de resultados online no dash do Ubuntu quando você faz uma pesquisa após desativar a função de buscas na web a partir daquele ponto do SO.

Novos papéis de parede

Como é de praxe a cada nova atualização, o Ubuntu 15.10 também conta com um novo pacote de papéis de parede. Além disso, o papel de parede padrão também foi atualizado para uma mescla de tons em um degradê que vai do laranja ao roxo.

Papel de parede do Ubuntu 15.10

Novo papel de parede padrão do Ubuntu. (Foto: Reprodução/Ubuntu)

Linux 4.2

O núcleo de tudo é o Linux, que foi atualizado para a versão 4.2 no novo Ubuntu. A nova versão do kernel foi lançada no final de agosto e inclui suporte aprimorado para placas de vídeo Radeon e é compatível com a família Broxton de processadores de 64-bits da Intel.

Aplicativos atualizados

A lista de aplicativos instalados no Ubuntu também vem atualizada:

  • Chromium 45
  • Firefox 41
  • LibreOffice 5.0.2
  • Nautilus (Arquvios) 3.14.2
  • Rhythmbox 3.2.1
  • Shotwell 3.16
  • Terminal 3.16
  • Totem (Vídeos) 3.16

O sistema já está disponível para download no site oficial do Ubuntu — clique aqui para acessar.