Steam aparece em código do Chrome OS e indica chegada de jogos ao sistema

Por Rubens Eishima | 04 de Julho de 2020 às 09h00
divulgação

Após referências no começo do ano de que o Google preparava a chegada da plataforma de jogos Steam ao sistema Chrome OS, as primeiras referências ao serviço de games foram encontradas no código-fonte do sistema operacional. Além do Steam, o código do projeto Chromium revelou que o Google estuda mudar a distribuição usada para rodar apps do Linux no Chrome OS.

As revelações foram publicadas pelo site 9to5Google, que identificou a nova plataforma de apps Linux do Chrome OS com o codinome “Borealis”. Atualmente, o Chrome OS oferece a opção (em alguns dispositivos) de rodar programas Linux em uma máquina virtual conhecida como “Crostini” e baseada na distribuição Debian.

O Borealis seria uma alternativa em estudo ao Crostini, substituindo o Debian pelo Ubuntu (que é baseado no Debian, curiosamente). Além da mudança da distribuição Linux, o site encontrou uma diferença entre os aplicativos pré-instalados na máquina virtual: o serviço de jogos Steam.

Suporte a jogos do Steam deve ser exclusividade de Chromebooks com processadores mais potentes (imagem: Acer)

Jogos no Chromebook

A adoção da plataforma de jogos poderia ser uma das razões por trás da mudança da distribuição no Chrome OS. Afinal de contas, o Ubuntu é a distribuição Linux recomendada pela Valve, responsável pelo Steam.

Outra descoberta feita pelo site é que a compatibilidade do Steam no Chrome OS está sendo testada em uma linha específica de equipamentos, equipados com processadores da 10ª geração da Intel. A família de CPUs, lançada no ano passado, inclui um processador gráfico duas vezes mais rápido que o usado na 9ª geração.

Como tudo se trata de linhas de código sem confirmação oficial de qualquer plano de lançamento, não há como saber quando todas essas mudanças serão efetivadas.

Fonte: 9to5Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.