Publicidade

Site lista smartphones e gadgets que rodam o Linux e suas vertentes; veja

Por| 20 de Novembro de 2019 às 18h20

Link copiado!

Site lista smartphones e gadgets que rodam o Linux e suas vertentes; veja
Site lista smartphones e gadgets que rodam o Linux e suas vertentes; veja

O site "Can My Phone Run Linux" é um banco de dados criado pelo TuxPhones que presta um serviço interessante para a comunidade tecnológica: você pode pesquisar quais smartphones ou demais aparelhos são capazes de rodar o Linux ou qualquer um de seus sistemas derivados.

Aí você se pergunta: mas o Android não tem como base um kernel Linux? Sim, tem, mas é bem diferente de um sistema Linux puro, muito em função da interface GNU. Os aplicativos Android e Linux não podem convergir por causa dos diferentes sistemas e bibliotecas de tempo de execução. Mas com os esforços de alguns desenvolvedores, você pode realmente executar uma distribuição Linux legítima no seu smartphone que tradicionalmente, roda o sistema da Google. As etapas são tão simples quanto instalar uma ROM personalizada, principalmente se o seu celular for antigo.

Assim como na instalação de uma ROM personalizada, você precisará desbloquear o carregador de inicialização do smartphone ou tablet Android. O instalador do UBPorts facilita bastante a execução do Ubuntu Touch no seu telefone, mas outras distros, como o postmarketOS, podem precisar da etapa adicional de instalação de uma recuperação personalizada, como o TWRP.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar, porém, que muitas dessas opções de Linux estão em fase de desenvolvimento e nem todos os recursos podem funcionar perfeitamente. Além disso, você também vai reparar que a maioria dos telefones compatíveis são mais antigos. Veja a imagem acima — que captamos ao digitar a marca Xiaomi (como exemplo) — para entender melhor.

Em breve, o site adicionará suporte ao LuneOS e SHR.

Fonte: XDA Developers , Tux Phones