Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Raspberry Pi Foundation lança sistema operacional para PC e Mac

Por| 22 de Dezembro de 2016 às 08h10

Link copiado!

Raspberry Pi Foundation lança sistema operacional para PC e Mac
Raspberry Pi Foundation lança sistema operacional para PC e Mac
Tudo sobre Opera

Uma novidade já esperada para alguns, e bastante inusitada para a maioria: a Raspberry Pi Foundation (fabricante do computador homônimo, que é do tamanho de um cartão de crédito) lançou seu próprio sistema operacional, baseado em Linux, para as plataformas PC e Mac.

O Pixel OS (sigla para Pi Improved Xwindows Environment, Lightweight) é, segundo o fundador da Pi, Eben Upton, "nossa melhor aposta para aquilo que a maioria dos usuários está procurando em um ambiente de desktop: uma interface limpa e moderna; e uma suíte de programas de produtividade e ferramentas de programação, todos gratuitos e proprietários".

A liberação do sistema também traz a resposta a um pensamento frequente de Upton: "se gostamos tanto do PIXEL, por que forçar as pessoas a comprar o Raspberry Pi para rodá-lo?". O executivo diz que ele e sua equipe notaram que há uma enorme base de computadores (PCs e Macs) capazes de rodar o Debian x86, sistema sobre o qual o PIXEL é baseado, perfeitamente. Foi pensando nos donos destas máquinas que ele lançou a novidade.

Sendo assim, a fundação preparou uma versão x86 bem a tempo, antes que 2016 acabasse. O sistema operacional, por ora, vem sem Minecraft e Mathematica, porque a empresa não controla a licença destes aplicativos sobre as máquinas de terceiros. Mas a grande vantagem é que ele pode rodar em máquinas antigas, com configurações modestas, pois exige apenas 512 de RAM.

Continua após a publicidade

Para o CEO, liberar o PIXEL para outras plataformas pode ser uma solução perfeita para escolas, principalmente aquelas que ainda possuem vários computadores antigos. O SO pode ser instalado através de um DVD ou pendrive. O sistema vem em um arquivo ISO de 1,3 GB, que também pode ser montado e instalado rapidamente dentro de uma máquina virtual, por exemplo.

Fonte: The Register