Parabéns, Linux, pelos seus 24 anos de idade!

Por Redação | 26.08.2015 às 12:34

Em 25 de agosto de 1991 um até então desconhecido programador finlandês chamado Linus Torvalds publicou em um grupo sobre programação sobre o sistema Minix a seguinte mensagem:

"Estou criando um sistema operacional gratuito (somente um hobby, não será nada grande e profissional como o GNU) para computadores AT-386. Gostaria de saber do que vocês do grupo do Minix gostaram ou não gostaram, enquanto o meu SO toma forma".

Linus Torvalds mensagem no Minix

Íntegra da mensagem original de Linus Torvalds anunciando a criação do Linux (Reprodução: Divulgação)

O que começou — segundo seu próprio criador — como "somente um hobby", 24 anos depois se tornou o núcleo preferido em servidores de grande porte por conta de sua estabilidade e de seu código aberto, sendo encontrado em mainframes de muitas das maiores empresas do mundo, e até mesmo no computador mais veloz já desenvolvido (até então), o chinês Tianhe-2.

Apesar da primeira versão oficial do sistema só ter sido liberada em 5 de outubro daquele ano e muitos usuários e especialistas só considerarem esta a data oficial de nascimento do Linux, seu aniversário pode ser celebrado em qualquer uma das duas datas, ou ambas.

Confira a linha do tempo com os principais acontecimentos envolvendo o sistema open source desde sua criação até os dias de hoje:

Primeiros anos

1991: Ano do anúncio de sua criação e lançamento do primeiro núcleo Linux
1994: O núcleo Linux chega à versão 1.0
1995: Início do desenvolvimento do servidor HTTP
1996: Lançamento da versão 2.0 do Linux, quando ganhou como mascote o pinguim Tux, criado por Larry Ewing e usado até os dias de hoje
1998: A Open Source Iniciative é fundada no mesmo ano em que o navegador Netscape é criado com código aberto

Segunda década

2000: Seguindo a tendência open source, o StarOffice é disponibilizado para download, dando início à criação do OpenOffice.org
2002: Ano de lançamento do Mozilla 1.0
2003: Criação da versão 2.6 do núcleo Linux, que foi mantido por longos oito anos
2004: Lançamento da primeira versão do Ubuntu, sistema baseado em Linux com atualizações semestrais
2008: Baseado no núcleo Linux, é criado o primeiro projeto do Android, sistema que hoje faz parte da maioria dos smartphones e tablets usados no mundo

Anos atuais

2011: Lançamento do Linux 3.0
2014: O Linux faz parte até de sistemas veiculares, de tão sólido e confiável que se tornou
2015: Neste ano foi lançado o Linux 4.0

Quer saber mais? Assista ao vídeo produzido pela Linux Foundation em 2011, quando o sistema completou duas décadas de existência:

Fonte: Opensource.com