Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova distribuição Linux, JingOS promete experiência de uso igual à do iPad

Por| 18 de Janeiro de 2021 às 15h45

Link copiado!

Divulgação/JingLing Tech
Divulgação/JingLing Tech

Um grupo de desenvolvedores na China apresentou o JingOS, uma nova distribuição Linux que se destaca por ser pensada desde o princípio para uso com telas sensíveis ao toque. Segundo os responsáveis pelo sistema, a proposta é oferecer uma experiência de uso semelhante à do iPad, com gestos e operação voltadas para navegação com os dedos.

Todo o visual e os menus do sistema parecem "inspirados" no iPadOS, com bastante espaço entre os diferentes itens, facilitando o uso com toques na tela. O JingOS é compatível ainda com métodos de entrada tradicionais, como teclado e mouse/trackpad, mas foi pensado mesmo para dispositivos com display sensível ao toque, como a linha Surface.

Continua após a publicidade

O vídeo mostra que a empresa já desenvolveu versões adaptadas de aplicativos essenciais como calendário, calculadora, reprodutor de vídeo e navegador de internet. É possível notar ainda a presença dos aplicativos da suíte WPS, bastante popular em distribuições Linux na China — onde era conhecida anteriormente como Kingsoft — oferecendo alternativas aos softwares do pacote Office: Word, Excel e PowerPoint.

Segundo a Jingling Tech, empresa responsável pelo JingOS, os desenvolvedores do novo sistema trazem a experiência de companhias como Lenovo, Samsung, Canonical/Ubuntu e Alibaba.

Ainda em desenvolvimento, o sistema tem previsão de lançamento da primeira versão no final de março, quando deve ser aberta a vaquinha virtual para o JingPad, tablet com o sistema embarcado. O vídeo revela que o sistema já roda nos aparelhos Surface 6 e Matebook 14, com suporte no futuro para outros aparelhos, incluindo modelos equipados com processadores ARM.

Continua após a publicidade

Fonte: JingOS