Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux 4.8 tem bug que pode comprometer seu kernel, admite criador do sistema

Por| 05 de Outubro de 2016 às 10h34

Link copiado!

Linux 4.8 tem bug que pode comprometer seu kernel, admite criador do sistema
Linux 4.8 tem bug que pode comprometer seu kernel, admite criador do sistema

Depois de oito versões de teste, o Linux 4.8 finalmente foi lançado neste domingo (02) para a alegria dos fãs do software livre - ou não! Enquanto muita gente comemorava a mais recente versão do sistema do pinguim, Linus Torvalds, seu criador, soltava os cachorros e distribuía palavrões na lista Linux Kernel Mailing.

Nesta terça-feira (04), Torvalds admitiu que o sistema foi liberado com alguns bugs que podem "comprometer o kernel". Na lista oficial de desenvolvedores que cuidam do SO livre, ele se desculpou pelo ocorrido e reclamou do responsável por corrigir a falha, que persiste no sistema desde a versão 3.15.

"Peço desculpas por ter aplicado as correções enviadas pelo Andrew [Morton] antes de liberar a versão 4.8, pois essas porcarias estão causando problemas", bradou na mensagem enviada ontem. De acordo com ele, a tal correção foi pior que o bug em si, pois "o bug original jamais colocou o sistema em perigo".

Ao que tudo indica, Morton vem debugando o kernel do Linux utilizando práticas consideradas perigosas pelo seu criador. Sobre isso, Torvalds esbravejou: "Já alertei inúmeras vezes as pessoas que usam o BUG_ON() para debugar. Por que raios insistem em fazer isso?". "Desculpem-me por estar furioso, mas é que as pessoas continuam insistindo nessa porcaria nos últimos 15 anos".

Continua após a publicidade

Embora tenha reconhecido as falhas cometidas, Morton se defendeu dizendo que não tem motivos para querer prejudicar o Linux e que jamais faria isso intencionalmente.

Obviamente, o problema será resolvido, mas que ficou um climão esquisito na comunidade que mantém o sistema operacional livre, isso ficou.

Fonte: The Register