Versão 4.0 do Linux poderá ser focada em estabilidade e resolução de bugs

Por Redação | 05 de Novembro de 2013 às 11h40

Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, propôs que as atualizações da vindoura versão 4.0 de seu kernel fossem dedicadas apenas a melhorias de estabilidade e a resolução de bugs.

De acordo com o CIO, a sugestão foi dada pelo especialista chefe em open source e Linux da Intel, Dirk Hohndel, durante o LinuxCon Europe, ocorrido em Edinburgo no mês passado, argumentando que os desenvolvedores deveriam parar de concentrar tanto seus esforços em tornar o Linux cada vez mais rápido e mais cheio de recursos e dedicar uma versão desse sistema operacional apenas à resolução de bugs e aprimoramentos de estabilidade. Torvalds havia criticado a sugestão, alegando que a comunidade não poderia dar tanta atenção a essa questão, mas agora ele resolveu pedir sugestões à comunidade a respeito.

"A razão de eu mencionar o 4.0", afirma Torvalds, "é que não haveria momento melhor para isso. Depois de lançarmos a versão 3.19 (ou outra posterior), poderíamos criar uma versão somente com correções e a chamaríamos de 4.0". O criador do Linux também afirmou estar preocupado com o posicionamento dos desenvolvedores, que poderiam não se interessar em apenas corrigir bugs e continuar adicionando funcionalidades ao kernel. O kernel do Linux é desenvolvido por uma comunidade formada por desenvolvedores e companhias que se voluntariam a evoluir o sistema sob a supervisão de Torvalds.

Linus também sugeriu uma nova nomenclatura para as versões do Linux, que manteria os números escritos abaixo do x.20. Para ele, essa nomenclatura seria mais fácil e amigável de lembrar. Como exemplo, após a versão 3.19 do Linux, a próxima versão se chamaria 4.0, ao invés de 3.20.

No último domingo (03/11) foi liberada ao público a versão 3.12 do kernel do Linux. Em meados de Outubro, Linus Torvalds declarou não estar preocupado com o futuro do Linux frente ao lançamento gratuito do Mac OS X Mavericks por parte da Apple.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.