Versão 4.0 do Linux poderá ser focada em estabilidade e resolução de bugs

Por Redação | 05 de Novembro de 2013 às 11h40

Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, propôs que as atualizações da vindoura versão 4.0 de seu kernel fossem dedicadas apenas a melhorias de estabilidade e a resolução de bugs.

De acordo com o CIO, a sugestão foi dada pelo especialista chefe em open source e Linux da Intel, Dirk Hohndel, durante o LinuxCon Europe, ocorrido em Edinburgo no mês passado, argumentando que os desenvolvedores deveriam parar de concentrar tanto seus esforços em tornar o Linux cada vez mais rápido e mais cheio de recursos e dedicar uma versão desse sistema operacional apenas à resolução de bugs e aprimoramentos de estabilidade. Torvalds havia criticado a sugestão, alegando que a comunidade não poderia dar tanta atenção a essa questão, mas agora ele resolveu pedir sugestões à comunidade a respeito.

"A razão de eu mencionar o 4.0", afirma Torvalds, "é que não haveria momento melhor para isso. Depois de lançarmos a versão 3.19 (ou outra posterior), poderíamos criar uma versão somente com correções e a chamaríamos de 4.0". O criador do Linux também afirmou estar preocupado com o posicionamento dos desenvolvedores, que poderiam não se interessar em apenas corrigir bugs e continuar adicionando funcionalidades ao kernel. O kernel do Linux é desenvolvido por uma comunidade formada por desenvolvedores e companhias que se voluntariam a evoluir o sistema sob a supervisão de Torvalds.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Linus também sugeriu uma nova nomenclatura para as versões do Linux, que manteria os números escritos abaixo do x.20. Para ele, essa nomenclatura seria mais fácil e amigável de lembrar. Como exemplo, após a versão 3.19 do Linux, a próxima versão se chamaria 4.0, ao invés de 3.20.

No último domingo (03/11) foi liberada ao público a versão 3.12 do kernel do Linux. Em meados de Outubro, Linus Torvalds declarou não estar preocupado com o futuro do Linux frente ao lançamento gratuito do Mac OS X Mavericks por parte da Apple.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.