Valve: 'Linux é mais viável que Windows 8 para games'

Por Redação | 30.10.2012 às 14:17

Em uma apresentação que está rolando essa semana na Dinamarca, a Ubuntu Developer Summit, Drew Bliss, um dos engenheiros de software da Valve, disse que o Linux está se tornando uma alternativa mais viável que a plataforma Windows 8 para games. O novo sistema operacional da Microsoft vem com sua própria app store e está se distanciando cada vez mais de um modelo de plataforma aberta.

De acordo com o Ubuntu Vibes, alguns outros pontos da apresentação englobaram assuntos que chamaram a atenção: o Steam está rodando muito bem no Ubuntu e vários desenvolvedores já criaram games bem legais para a plataforma. Além disso, o sistema possui uma boa cooperação com a Canonical.

O Ubuntu tem se tornado a plataforma preferida porque possui uma grande base de usuários e um bom suporte à sua comunidade, com uma empresa forte e sólida - a Canonical - oferecendo todo o apoio por trás da plataforma.

Outro ponto importante é que o Linux possui tudo que o pessoal da Valve precisa: bom OpenGL, pulseaudio, OpenAL e suporte de entrada. O motor de games New Source estará, em pouco tempo, disponível para o Linux. E, dentro em breve, a Steam Linux chegará com tudo no mercado.

Apenas um ponto deverá merecer grande atenção dos desenvolvedores: proteção contra cópias.

Drew anunciou que qualquer pessoa que tenha uma conta no Launchpad e esteja participando da Ubuntu Developer Summit poderá ter acesso ao Steam através de uma chave beta.

Quando perguntaram a ele sobre o novo Team Fortress 2 Hats, a resposta foi imediata: alguns rumores estão circulando por aí, mas ele mesmo não possui nenhuma informação sólida a respeito deste assunto.

Não é a primeira vez que o pessoal da Valve se sente desapontado com o Windows 8. Em novembro, o CEO da empresa disse que o Windows 8 seria uma catástrofe para os desenvolvedores de games.

Até o momento, nenhum vídeo da Ubuntu Developer Summit foi disponibilizado na web, mas dentro de dois ou três dias, é possível que já exista alguma novidade no canal da Ubuntu Developers. Se você usa Linux e curte games, não deixe de ficar de olho nas atualizações!