Usuários do Ubuntu poderão usar a Netflix em breve, afirma empresa

Por Redação | 22 de Setembro de 2014 às 10h55

A Netflix já está disponível em muitas plataformas e equipamentos do mercado, mas, até o momento, os usuários de Linux permanecem de fora da lista de compatibilidade de um dos principais serviços de streaming do mercado. Essa realidade, no entanto, está prestes a mudar já que, segundo o engenheiro sênior de software da empresa, Paul Adolph, uma versão Ubuntu da plataforma está prestes a chegar.

Na verdade trata-se de uma mudança geral, que apesar de não mudar nada a experiência para os usuários de Windows ou Mac OS X, vai permitir que o suporte nativo à plataforma do pinguim finalmente esteja disponível. A Netflix está mudando sua infraestrutura para o HTML5 e deixando para trás o Microsoft Silverlight, sistema que não dá suporte ao Linux e, sendo assim, deixava os usuários do sistema operacional sem acesso.

Segundo Adolph, o sistema de streaming deve funcionar na plataforma de código aberto em navegadores como o Google Chrome a partir de sua versão 14.02. A utilização, porém, depende de um serviço de segurança chamado NSS, que protege o fluxo de streaming contra gravações e pirataria, de forma que os conteúdos disponibilizados não possam ser gravados ou baixados.

É justamente essa necessidade de proteção que manteve a Netflix no Microsoft Silverlight por tanto tempo, já que a plataforma tem suporte nativo a tecnologias de segurança desse tipo. Mas agora, com o desenvolvimento do HTML5, é possível seguir em frente e abrir ainda mais as portas do entretenimento para novos usuários que, até então, utilizavam artimanhas e gambiarras para acessar o conteúdo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.