Publicidade

"Ubuntu contém malware", diz ativista do software livre

Por| 10 de Dezembro de 2012 às 15h24

Link copiado!

"Ubuntu contém malware", diz ativista do software livre
"Ubuntu contém malware", diz ativista do software livre

Richard Stallman, ativista do software livre, responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional GNU e fundador da 'Free Software Foundation', afirmou que a mais famosa distribuição Linux, o Ubuntu, contém malware. Segundo ele, as últimas alterações feitas no Ubuntu ameaçam agitar o mundo do código aberto.

Por meio de um post no site da 'Free Software Foundation', Stallman explica que com o lançamento do Ubuntu 12.10, a Canonical introduziu um conjunto de novas funcionalidades, uma delas chamada "Shopping Lens". O recurso permite integrar a pesquisa no Unity com alguns outros serviços da Web, como o da Amazon, para exibir anúncios relevantes para o que o usuário pesquisou.

De acordo com o ativista, qualquer software que espie os hábitos dos usuários é considerado um malware, e ele ainda ressalta que isso é algo que o Windows faz. O software também grava as pesquisas e as envia para um servidor remoto, representando uma falha de privacidade. Além do problema da privacidade, o Shopping Lens também traz problemas de usabilidade, devido à grande quantidade de publicidade que enche a janela de pesquisa.

Continua após a publicidade

Stallman explica que o motivo que pode ter levado o Ubuntu a adotar esse tipo de ferramenta é o dinheiro. Talvez os anúncios sejam uma maneira de ganhar dinheiro para financiar seus projetos, já que o desenvolvimento de software livre não gera uma receita muito grande. Mas, de acordo com ele, não faz sentido financiar um software livre indo contra seus princípios.

A Canonical também pensa na possibilidade de efetuar pesquisas online usando o Unity, algo que requer ainda mais espionagem dos hábitos dos usuários, assim como o Google faz. Com certeza isso também vai contra toda a filosofia do software livre.

Independentemente da opinião de cada um, fato é que Richard Stallman acabou de começar uma grande discussão.