Sistema operacional norte-coreano lança nova versão com visual de Mac OS

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2014 às 13h44

Em sua nova versão 3.0 do Red Star OS, o sistema operacional desenvolvido pela Korea Computer Center (KCC) com base no Linux abandona o visual Windows 7 e aposta nas semelhanças ao Mac OS.

Red Star OS 3.0

O Red Star surgiu há 10 anos e ganhou sua segunda versão em 2011. Agora está para receber sua mais nova repaginada. Além do visual de Mac OS, ele inclui um navegador baseado no Mozilla que foi renomeado como Naenara (ou "meu país") e o Wine, aplicativo de Linux que permite que as máquinas rodem softwares de Windows.

Em um país tão fechado como a Coreia do Norte, a maioria da população tem acesso restrito à internet em locais públicos como bibliotecas. Instituições fazem uso da intranet, que oferece informações, materiais educacionais, artigos científicos e propaganda do governo. Os screenshots divulgados do Red Star 3.0 foram disponibilizados por Will Scott, um cientista da computação que passou um semestre lecionando na Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang, que convida professores estrangeiros para ensinar na instituição.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.