Linux Foundation apresenta solução Linux para carros inteligentes

Por Redação | 07 de Julho de 2014 às 12h30

As tecnologias para ter um carro totalmente conectado estão sendo desenvolvidas em um ritmo acelerado nos últimos meses. A Linux Foundation quer que sua plataforma open-source esteja entre as principais para o mercado. A organização sem fins lucrativos anunciou a estreia do Automotive Grade Linux (AGL), um open-source automotivo baseado em Linux.

Não é a primeira vez que vemos sistemas de carros baseados em Linux, mas agora há uma diferença. O AGL é um sistema automotivo central para desenvolvedores que pode ser customizado pelas fabricantes. Antes, os sistemas baseados em Linux para automóveis chegavam para as montadoras prontos para a utilização. Assim como o sistema operacional Linux para desktops tem variantes como Debian, Ubuntu, Fedora, entre outros, o AGL deverá ter suas próprias variações em carros.

O AGL vem com um conjunto interessante de capacidades. A plataforma é baseada no Tizen In-Vehicle Infotainment (IVI) e inclui uma variedade de aplicações para automóveis como visualização do clima, mapas, ajustes e reprodução de mídias e integração com smartphones. A Linux Foundation diz que o AGL também pode fornecer informações sobre condições da estrada e tráfego.

AGL (Automotive Grade Linux)

O software desenvolvido para carros tem obtido um bom reconhecimento e apoio entre a indústria. Isso é um excelente começo para o sucesso do projeto no mercado. Várias montadoras já demonstraram interesse pelo AGL, como Hyundai, Jaguar, Land Rover, Nissan e Toyota. Há também empresas do ramo eletrônico como Panasonic, Samsung, Fujitsu, Intel e LG.

Apple e Google também estão trabalhando em projetos similares como o CarPlay e Android Auto, respectivamente. Estes sistemas são elaborados para serem inseridos praticamente prontos para se integrarem com os smartphones das empresas. Isso não permite uma grande customização, prejudicando a integração profunda com outros componentes do automóvel e a possibilidade de utilizar qualquer smartphone com o sistema.

A Microsoft também está trabalhando para incluir sistemas no mercado automobilístico. Uma nova versão do Windows para este ramo é esperado para competir com as outras plataformas.

Ainda não é possível prever quando poderemos ver os primeiros carros equipados com o AGL. Tal acontecimento pode demorar um pouco, apesar de alguns sistemas baseados no Android estarem prometidos já para o ano que vem. Talvez no futuro próximo poderemos escolher carros pelo seu sistema operacional.

Fonte: http://www.techhive.com/article/2450067/linux-foundation-introduces-linux-for-cars.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.