Nova versão do Ubuntu está disponível para download

Por Redação | 19.10.2012 às 08:15

A Canonical liberou o download da nova versão do Ubuntu, a distribuição mais popular do Linux. Entre as novidades presentes na versão 12.10, os destaques são sua nova interface e uma maior integração com serviços na nuvem.

Agora é possível visualizar mais informações sobre um arquivo antes mesmo de abri-lo. O recurso, chamado Preview, já havia sido apresentado em algumas versões beta do sistema operacional, e pode adaptar seu conteúdo para diversos tipos de arquivo.

Por exemplo, no caso dos CDs, será possível visualizar informações sobre o álbum, músicas e autor. Já nas lojas de aplicativos, será possível visualizar miniaturas, a classificação de cada app etc.

Ubuntu 12.10

Imagem: Reprodução / Ubuntued Forum

O sistema operacional também está pensando nos usuários que utilizam diversos dispositivos diferentes para acessar seus arquivos. Agora será possível buscar por documentos em diversos locais diferentes. O sistema irá verificar tanto o HD do dispositivo que está sendo utilizado, quanto as contas cadastradas do usuário.

Google Drive, Facebok, Twitter, Last.FM, eBay, Gmail, e Amazon são alguns dos exemplos de serviços que vão interagir com o Ubuntu 12.10. A Canonical também disponibiliza um serviço de armazenamento em nuvem compatível com Windows, Mac OS X, iOs e Android.

O software utiliza ainda uma chave de criptografia para autenticar imagens da nuvem, assim os desenvolvedores podem ter certeza de que nenhuma máquina virtual que pretendem lançar representa um risco de segurança. Isso traz uma camada adicional de segurança para implementações de nuvem.

Para fazer o download da nova versão, basta acessar o link disponibilizado pela Canonical.