Foco, processos e metas: como ser um líder mais eficiente

Foco, processos e metas: como ser um líder mais eficiente

Por Paulo Monçôres | 17 de Agosto de 2021 às 10h00
Divulgação

Em um segmento dinâmico como o de tecnologia, é comum líderes se sentirem improdutivos, sobrecarregados e dispersos, principalmente nos últimos meses. Uma pesquisa recente da Woke¹, empresa de recrutamento e desenvolvimento para alta gestão, mostra que a principal dificuldade dos executivos para gerir o negócio no cenário de pandemia é fazer um planejamento em cenário instável e ter de lidar com revisão e reorganização constante de metas.

Um pensamento recorrente (“eu não tenho tempo suficiente no meu dia”) passou a aparecer ainda mais na rotina de muitos líderes, junto da dificuldade de perceber que o maior problema não é a falta de tempo, mas a falta de foco. Apoiar a organização de times e empresas, garantindo que todos caminhem na direção certa, rumo aos resultados tão sonhados, pode ser particularmente desafiador. Neste artigo, compartilho alguns métodos e experiências que busco colocar em prática, e tento mostrar como é possível, ainda em 2021, organizar-se para aumentar o foco e atingir as metas profissionais estabelecidas.

Defina de maneira clara suas metas

No final do dia, da semana, do mês, do ano, como o sucesso aparece para você? Aumento de lucro? Menos estresse? Mais tempo off? Time entregando mais? Menos conflitos e maior influência na organização?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É extremamente importante você escrever, em algum lugar, suas metas. A professora de psicologia Gail Matthews², do Kirby Institute, descobriu que pessoas que registram suas metas têm 42% mais chances de alcançá-las. Ela também descobriu que se você anotar seus objetivos e compartilhar com alguém, suas chances de conquistas sobem para 78%.

Passamos da metade de 2021, mas ainda dá tempo. Você já alcançou algo que planejou no começo do ano? Se suas metas não foram claramente definidas, não há como saber o que você pretende alcançar. É preciso estabelecer (e situar) claramente seus objetivos. Afinal, onde quer estar, ou melhor, o que pretende realizar? 

Acabe com as distrações

O melhor jeito de aumentar o foco é diminuir nossas distrações, principalmente a cognitiva. O maior exemplo deste tipo de distração é o uso do celular. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Dscout³, uma pessoa toca em seu smartphone, em média, 2.600 vezes por dia, ou quase 1 milhão de vezes por ano.

Para criar uma área livre de distrações, o segredo é identificar o que lhe causa estresse ou lhe distrai quando você precisa estar focado. Se há uma tendência de checar e-mails ou mensagens, desligue as notificações do seu smartphone ou computador e defina horários específicos para realizar tal atividade. 

O segundo tipo de distração mais comum são as chamadas oportunidades, que tiram o foco da sua missão, de atingir a excelência. Quanto mais bem sucedida for sua liderança, mais oportunidades aparecerão, então é preciso lutar contra a tentação de obter sucesso em algo que nem deveria ter sido feito. O verdadeiro sucesso não é sobre fazer mais, pura e simplesmente, mas fazer mais o que realmente importa para a sua organização. Saber diferenciar o que vai de fato impactar nos seus objetivos finais é primordial.

Olhe para o processo, não apenas para os resultados

Em meio a um cenário de aceleração do processo de tomada de decisões, apontado por 70% dos executivos ouvidos em uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento PageGroup⁴, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, é preciso focar ainda mais nas ações que lhe permitirão alcançar os objetivos. Muitos líderes erram ao focar demais nos resultados e não valorizar os processos, que pavimentarão o caminho até o sucesso de determinada empreitada.

Obviamente, por causa das inúmeras variantes envolvidas, não é possível controlar todos os resultados. Você não pode controlar a concorrência, a economia, a pandemia, as pessoas, mas pode controlar sua atitude, seu foco, seu esforço e suas ações. O que levará sua equipe ao resultado esperado é o estabelecimento de bons processos, que correspondam com as ações em questão e potencializem a busca pelo melhor resultado possível.

Seja protagonista da sua liderança

É possível fazer alguns ajustes e alinhar a rota da sua equipe para alcançar os resultados desejados ainda este ano. Mantenha o foco, defina seus objetivos, afaste suas distrações e persiga a obsessão por melhorar processos. Use a seu favor uma das principais atribuições de um líder: aumentar o impacto sobre as pessoas ao seu redor e, consequentemente, o impacto sobre a sua organização.

  1. Principais desafios dos executivos na pandemia
  2. Written Goals – What Did You Say You Want?
  3. Putting a Finger on Our Phone Obsession
  4. Pandemia alterou dinâmica de tomada de decisões na alta liderança das empresas, aponta pesquisa

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.