Lições de liderança: ouça, aprenda e lidere

Por Redação | 06 de Agosto de 2013 às 07h40

Para um líder – ou qualquer outra pessoa que queira ter sucesso ao contratar e reter os melhores talentos do mercado –, ouvir é uma habilidade crucial. Pode parecer simples, mas não basta apenas ouvir, no sentido literal da palavra: é preciso ter consciência do significado maior disso. É preciso refletir sobre o que ouvimos, e, se possível, aplicar o que foi absorvido aos desafios da liderança.

Com base nisso, Meghan M. Biro, colaboradora da Forbes, escreveu cinco passos para ajudar a manter os talentos da sua companhia felizes – e também não deixar os novos talentos escaparem durante processos seletivos, por exemplo.

1. Faça um inventário

Nós recebemos diariamente uma série de estímulos e informações. Se tentarmos absorver absolutamente tudo que chega até nós, vamos nos afogar. É importante fazer um registro de onde você pode encontrar informações valiosas. Quem em sua vida profissional você deveria estar ouvindo? Quais canais de mídia social são relevantes? Anote tudo. Em seguida, expanda ou diminua esse "inventário de fontes" para melhorar suas habilidades de escuta, focando apenas naquilo que pode lhe prover informações importantes e relevantes.

2. Treine seu cérebro

Agora que você tem uma ideia de quem e o que você deve ouvir, comece a praticar. Dentro das próximas 24 horas, procure alguém que você considera inteligente e perspicaz e escolha um tópico específico. Após ouvir o que essa pessoa tem a falar sobre o assunto escolhido, anote o que ele disse e também tudo o que possa fazê-lo lembrar daquilo. Esse exercício começa a treinar nossos ouvidos e cérebros para trabalhar em sincronia. Com o tempo fica mais fácil ouvir algo e associar imediatamente às informações gravadas no seu cérebro.

3. Escute o que não é dito

Em nossas vidas pessoais e profissionais, a franqueza absoluta pode ser difícil de encarar. Por uma série de razões, muitas vezes é preciso comunicar-se de maneira mais "discreta", especialmente quando um tópico é desconfortável. Expressar o descontentamento com um projeto, ou com a atitude do seu chefe, por exemplo, pode ser algo difícil e delicado. Os líderes bem sucedidos aprendem a ouvir nas entrelinhas. Isso está intimamente ligado à inteligência emocional.

4. Atualize seus ouvidos

Todos nós caímos em rotinas e padrões, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional, e isso pode levar a um desempenho obsoleto. Atualize seus ouvidos, alterando seus padrões de escuta. Sintonize uma estação de rádio diferente enquanto você dirige ou caminha até o trabalho. Visite um novo site de mídia social. Pergunte ao funcionário de um caixa no supermercado como ele se sente, e realmente ouça e preste atenção na resposta. Tire seus ouvidos da rotina.

5. Mantenha seus ouvidos (e mente) abertos

Comece a ouvir pessoas que você nunca ouviu antes (apesar disso parecer contraditório a dica número um, mas na verdade é complementar a ela). Isso pode significar procurar pessoas que você nunca deu muita atenção. Você ficará surpreso com o que as pessoas têm para oferecer quando são solicitadas. A recepcionista, o cara da limpeza, o chefe de outro departamento, um conhecido que trabalha em uma empresa completamente diferente, e assim por diante. Peça ideias, e ouça-as, anote-as. Você pode se surpreender com o que pode aprender (sim, 90% do que ouvir pode ser inútil, mas... lembre-se dos 10%).

Aprender a ouvir é uma arte, que pode nos deixar mais inteligentes, mais compreensivos, nos tornar pessoas bem-sucedidas e líderes. Vamos tirar nossos protetores de ouvidos e prestar mais atenção no mundo à nossa volta. Seus futuros e atuais funcionários agradecem.

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