Executivos brasileiros vão investir ainda mais em tecnologia digital em 2014

Por Redação | 06 de Fevereiro de 2014 às 10h45

Para quem está interessado em ingressar no mercado de trabalho tecnológico, a hora é agora. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Accenture, os executivos brasileiros vão investir cada vez mais em tecnologias digitais como forma de aumentar a produtividade e a competitividade em seus negócios. Isso não é só uma tendência brasileira, mas também global.

O relatório constatou que 59% dos entrevistados apostam na garantia da eficiência de processos e redução de custos para gerar mais receita, e o principal aliado nessa jornada será o investimento digital. Cerca de 69% dos empresários acreditam que a comunicação digital vai melhorar a performance de suas operações e 61% acreditam que irá aprimorar a experiência dos seus clientes.

No Brasil, essa afirmação virá ainda mais acentuada, já que 24% dos executivos nacionais pretendem utilizar cada vez mais produtos conectadoss à nuvem, contra 19% da média mundial. Os mais otimistas do ranking são Cingapura (41%), China (40%), Canadá (39%) e Estados Unidos (30%). Já em relação à importância do comércio eletrônico ao longo do ano, a expectativa brasileira também é superior à do resto do mundo: 26% contra 23% dos entrevistados consideram as plataformas de e-commerce importantes. A maior média fica com os empresários chineses (51%), seguidos pelos canadenses (39%) e espanhóis (31%).

No segmento "machine to machine” (transação de dados ou valores), 22% dos executivos brasileiros consideram essencial seguir com o crescimnto da tecnologia digital, contra 18% da média global. E mais: 43% dos brasileiros acreditam que o crescimento desse setor ajuda no desenvolvimento e ampliação de seus negócios, contra 32% da média mundial.

Quanto à utilização das redes sociais para interagir com os clientes e usuários, 25% dos empresários do Brasil acham que a tecnologia digital pode melhorar o relacionamento com o internauta e atender com mais agilidade suas demandas - a média global é de 19%. No topo da lista dos executivos mais engajados estão os canadenses e japoneses (33%), chineses (31%) e turcos (30%), que acompanham diariamente o movimento em sites como Twitter e Facebook.

E para crescer em vendas, apenas 29% dos entrevistados no Brasil acreditam na importância das tecnologias digitais, mas o país está ainda muito atrás de China e Canadá com 46% e 44% de respostas positivas, respectivamente. Além disso, 52% do total de entrevistados esperam uma transformação completa em sua indústria relacionado ao uso de tecnologias digitais, mas apenas 31% investiram nesses produtos para encontrar novas oportunidades de crescimento e transformar a experiência do cliente.

"Essa pesquisa permite avaliar algumas tendências importantes, como a identificação da tecnologia digital como uma das poucas formas para se conseguir o tão necessário salto de produtividade das empresas brasileiras", avalia Matthew Govier, diretor de Estratégia da Accenture. "E mostra, também, que os executivos brasileiros estão cada vez mais atentos ao que acontece no mundo, além de conhecerem exatamente onde estão as dificuldades estruturais que emperram o crescimento da economia", conclui.

O estudo da Accenture entrevistou 1.041 líderes de empresas localizadas em 20 países, entre eles o Brasil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.