Qualcomm fecha acordo com Samsung sobre disputa de licenciamento de chips

Por Redação | 01 de Fevereiro de 2018 às 17h25
Tudo sobre

Qualcomm

A Qualcomm fechou um acordo com a Samsung em relação à disputa sobre práticas de licenciamento de chips. Agora, a fabricante também quer resolver sua situação com a Apple, uma de suas maiores clientes.

Entre Samsung e Qualcomm não havia um processo, somente uma posição da empresa sul-coreana contrária ao recurso da rival em relação a uma decisão antitruste da Comissão de Comércio (Fair Trade Commission) do país asiático.

A FTC sul-coreana multou a Qualcomm em US$ 850 milhões há cerca de um ano, depois que investigações apontaram para práticas comerciais de vendas de chips que impediam a concorrência.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como parte do acordo, a Samsung vai retirar seu recurso contra a apelação da Qualcomm sobre a decisão da FTC. As duas empresas também vão ampliar esforços para desenvolver o sistema 5G.

Haverá também uma modificação no contrato de licenciamento de seus chips com a Samsung. Mais detalhas do acordo não foram revelados pelas duas partes.

Além de solucionar o problema entre as duas gigantes da tecnologia, o acordo também é relevante porque interfere diretamente na negociação que a Broadcom vem mantendo para comprar a Qualcomm. As práticas controversas de transações não faziam bem para essas conversas.

Com a disputa resolvida, a Broadcom acredita que pode aumentar o valor da proposta e resolver as pendências com clientes.

A briga com a Apple

O acordo de paz com a Samsung alimenta a esperança de conseguiur algo semelhante com a Apple. A costura indica que a empresa pode adotar uma postura mais flexível com Cupertino.

A pressão sob a Qualcomm é grande. Somente no mês passado, a União Europeia multou a empresa em US$ 1,2 bilhão por práticas desleais de concorrência. A empresa pagava para a Apple não usar chips concorrentes.

Fonte: 9to5 Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.