Publicidade

Qualcomm fecha acordo com Samsung sobre disputa de licenciamento de chips

Por| 01 de Fevereiro de 2018 às 17h25

Link copiado!

Qualcomm fecha acordo com Samsung sobre disputa de licenciamento de chips
Qualcomm fecha acordo com Samsung sobre disputa de licenciamento de chips
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm fechou um acordo com a Samsung em relação à disputa sobre práticas de licenciamento de chips. Agora, a fabricante também quer resolver sua situação com a Apple, uma de suas maiores clientes.

Entre Samsung e Qualcomm não havia um processo, somente uma posição da empresa sul-coreana contrária ao recurso da rival em relação a uma decisão antitruste da Comissão de Comércio (Fair Trade Commission) do país asiático.

A FTC sul-coreana multou a Qualcomm em US$ 850 milhões há cerca de um ano, depois que investigações apontaram para práticas comerciais de vendas de chips que impediam a concorrência.

Como parte do acordo, a Samsung vai retirar seu recurso contra a apelação da Qualcomm sobre a decisão da FTC. As duas empresas também vão ampliar esforços para desenvolver o sistema 5G.

Continua após a publicidade

Haverá também uma modificação no contrato de licenciamento de seus chips com a Samsung. Mais detalhas do acordo não foram revelados pelas duas partes.

Além de solucionar o problema entre as duas gigantes da tecnologia, o acordo também é relevante porque interfere diretamente na negociação que a Broadcom vem mantendo para comprar a Qualcomm. As práticas controversas de transações não faziam bem para essas conversas.

Com a disputa resolvida, a Broadcom acredita que pode aumentar o valor da proposta e resolver as pendências com clientes.

A briga com a Apple

Continua após a publicidade

O acordo de paz com a Samsung alimenta a esperança de conseguiur algo semelhante com a Apple. A costura indica que a empresa pode adotar uma postura mais flexível com Cupertino.

A pressão sob a Qualcomm é grande. Somente no mês passado, a União Europeia multou a empresa em US$ 1,2 bilhão por práticas desleais de concorrência. A empresa pagava para a Apple não usar chips concorrentes.

Fonte: 9to5 Google