Publicidade

Qualcomm acusa Apple de passar segredos de desenvolvimento para Intel

Por| 25 de Setembro de 2018 às 14h48

Link copiado!

Qualcomm acusa Apple de passar segredos de desenvolvimento para Intel
Qualcomm acusa Apple de passar segredos de desenvolvimento para Intel
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm está acusando a Apple de ter roubado seu código fonte. A fabricante de chips informou à CNBC que tem evidências que comprovam que a companhia do iPhone entregou informações sigilosas para a sua principal concorrente, a Intel.

Segundo levantamento da CNBC, a Qualcomm abriu um processo contra a Apple sob a acusação oficial de roubo de “vastas linhas de códigos e segredos industriais” que poderiam colaborar com o desenvolvimento de chips da Intel. O processo foi aberto na Suprema Corte da Califórnia.

A Apple e a Qualcomm tinham um acordo bilateral de confidencialidade de software há tempos, quando as duas firmaram parcerias no início dos anos 2010. Com isso, ambas empresas trocavam informações confidenciais de lançamentos e desenvolvimento para que pudessem juntas produzir componentes para os produtos da Maçã.

A rusga pode ter acontecido principalmente em relação a chips para modem de conexão de internet 4G. Durante pelo menos quatro anos, há rumores de que a Apple estaria estudando trocar a Qualcomm pela Intel na utilização de tais chips do iPhone. Em 2016, a Maçã passou a usar tecnologia da Intel no iPhone 7, o que estremeceu ainda mais o contato com a Qualcomm.

Continua após a publicidade

Em julho deste ano, ainda, George Davis, diretor financeiro da Qualcomm, disse que a Apple havia o informado de que usaria apenas modems “de seus concorrentes” nos próximos modelos do iPhone, em uma clara referência à Intel. Dos modelos anunciados neste ano, as versões Xs usam tecnologia da Intel, enquanto o XR, baseado no iPhone 9, mantém a da Qualcomm.

O documento ao qual o CNBC teve acesso informa diretamente que a “Apple manteve anos de uma campanha de falsas promessas, discrição e subterfúgio desenhados para roubar informações confidenciais e segredos industriais da Qualcomm com a proposta de melhorar o desempenho de chipsets de modems de menor qualidade”.

Este novo processo é parte de uma outra acusação já feita em novembro de que a Apple havia quebrado o acordo entre as duas. A fabricante do iPhone deveria garantir periodicamente que as informações da Qualcomm retidas em seus sistemas estavam devidamente seguras. Segundo o processo da Qualcomm, tal garantia não foi concedida.

A CNBC informa que a Apple não respondeu contato e a Intel optou por não comentar o processo.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC