Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Procon-SP notifica Netflix por aumento de reclamações

Por| 19 de Agosto de 2020 às 12h47

Link copiado!

Roberto Nickson/Unsplash
Roberto Nickson/Unsplash
Tudo sobre Netflix

O Procon-SP está notificando a Netflix devido ao aumento de reclamações contra a plataforma de streaming, com problemas de duplicidade de cobranças e até com os planos.

Segundo a nota, o aviso para a Netflix vem de “informação veiculada pela imprensa”. Em julho, a Veja publicou uma reportagem em que revelava problemas da empresa na plataforma Reclame Aqui, com uma nova reclamação a cada 30 minutos. Segundo levantamento da revista, até julho, haviam sido 9 mil reclamações, em comparação com as 14 mil totais de 2019. Somados os 12 meses anteriores a julho, são 17 mil já.

De acordo com o órgão de proteção ao consumidor, a notificação acontece por problemas variados, como “duplicidade de cobranças, alteração de plano de assinatura, dentre outros, sendo que a prestadora de serviços vem responsabilizando o próprio cliente por tais problemas”.

Continua após a publicidade

O órgão também ressalta as denúncias de fraude e utilização indevida de dados de usuários da plataforma. Na matéria da Veja de julho, há acusações de uso de cartão de crédito de uma pessoa que diz não ter conta no serviço.

“A empresa deverá informar quais medidas adota para impedir contratações mediante fraude e utilização indevida de dados; quais os critérios usados para aferir negligência ou culpa exclusiva do consumidor; e qual procedimento adotado para resolver as demandas dos problemas citados acima e também as demandas registradas no Procon-SP”, informa.

Por fim, a Netflix também vai ter que apresentar se providenciou medidas especiais para tentar reduzir problemas durante a pandemia do novo coronavírus.

O Canaltech entrou em contato com a Netflix para saber o posicionamento da empresa. À nossa redação, a empresa garantiu que “a segurança das contas de nossos assinantes é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando para melhorar a forma como lidamos com questões como essas”. A Netflix também informou que não houve vazamentos de dados dos usuários, o que poderia ter levado às supostas fraudes de cartão.

Continua após a publicidade

Por fim, a empresa reforça algumas medidas de segurança da plataforma como manter uma senha forte e diferente das usadas em outros serviços, terminar a sessão em dispositivos que não são mais usados e atentar para golpes com mensagens falsas.

A descrição de recomendações de segurança está no site da Netflix.

Fonte: Procon-SP, Veja