Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Polícia russa invade sede da NGINX em caso de violação de direito autoral

Por| 13 de Dezembro de 2019 às 15h50

Link copiado!

Polícia russa invade sede da NGINX em caso de violação de direito autoral
Polícia russa invade sede da NGINX em caso de violação de direito autoral

No última quinta-feira (12), durante operação, a polícia russa invadiu os escritórios de Moscou da NGINX, uma subsidiária da F5 Networks que, por sua vez, é a empresa responsável pelo desenvolvimento da mais popular tecnologia usada em servidores web.

De acordo com os presentes, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos (como computadores e notebooks) e alguns funcionários foram detidos e levados à delegacia para prestar esclarecimentos.

A operação foi executada uma semana depois do Grupo Rambler entrar com um processo de violação de direito autoral contra a empresa, alegando que a NGINX roubou deles o código do programa de servidores web que ela usa. O Grupo Rambler é, no caso, a “empresa-mãe” da rambler.ru, que é uma espécie de “Google russo”, sendo um dos maiores portais da internet local e um dos mecanismos de pesquisa mais usados pela população do país.

De acordo com algumas cópias do processo que foram postadas no Twitter, a Rambler afirma que Igor Sysoev, fundador da NGINX, desenvolveu todo o software do programa enquanto trabalhava como administrador de rede na Rambler, e é por isso que ele pertence à companhia — mesmo que desde 2004 o software do NGINX já tenha sido disponibilizado como de código-aberto por Sysoev.

Continua após a publicidade

Sysoev nunca negou que desenvolveu o NGINX enquanto trabalhava na Rambler, até mesmo citando isso em entrevistas oficiais, mas ele sempre deixou claro que só trabalhou no software durante o seu tempo livre (ou seja, quando não estava em seu horário de trabalho) e que na época nenhum de seus chefes na Rambler sabia que ele tinha esse projeto paralelo que executava nas horas vagas.

Desde fevereiro deste ano, quando destronou o Apache HTTPD, o NGINX se tornou a tecnologia de servidores mais usada na internet mundial, e no mês seguinte a companhia foi comprada pela F5 Networks por um valor de US$ 670 milhões. De acordo com a Pesquisa sobre Servidores Web publicada pela Netcraft em dezembro, cerca de 38% de todos os sites do mundo utilizam o NGINX.

Por enquanto o Grupo Rambler se recusa a comentar sobre o caso para a mídia internacional, falando que seus porta-vozes não possuem conhecimento o suficiente de inglês para dar o parecer da empresa, mas a companhia confirmou para a mídia local que iniciou mesmo um processo contra a NGINX no dia 4 de dezembro. Já o porta-voz da F5 confirma que houve mesmo uma operação da polícia no escritório da empresa, mas que ainda está em busca de mais detalhes para poder dar seu parecer sobre o caso.

Até o momento, a única figura pública a se colocar contrária à operação foi Leonid Volkov, Chefe de Gabinete do candidato à presidência do país Alexei Navalny, que condenou a operação como ilegal, já que, de acordo com a lei local, 15 anos é tempo suficiente para a Rambler perder qualquer direito autoral que poderia ter sobre o software de Sysoev.

Continua após a publicidade

Fonte: ZDNet