Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix está sendo investigada por sonegação de impostos na Itália

Por| 03 de Outubro de 2019 às 18h19

Link copiado!

Netflix está sendo investigada por sonegação de impostos na Itália
Netflix está sendo investigada por sonegação de impostos na Itália
Tudo sobre Netflix

A Netflix está sendo investigada por sonegação de impostos na Itália. Sediada nos Estados Unidos, a empresa de serviços streaming não tem nenhum escritório físico na Itália, mas os promotores de Milão abriram uma investigação preliminar contra a empresa com base no fato de que os servidores e cabos de computador que ela utiliza constituem uma infraestrutura digital que torna tributável sua receita sob lei italiana. As informações foram veiculadas pelo diário Corriere della Sera, de Milão, nesta quinta-feira (3).

Segundo a Variety, um porta-voz da Netflix revelou por meio de um comunicado que a empresa em questão "tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades fiscais italianas", confirmando então a existência de uma reportagem da imprensa italiana. “Pagamos todos os impostos devidos na Itália e em outros países ao redor do mundo. A Netflix investe milhões de euros em produções italianas — ajudando a criar empregos e apoiar a comunidade criativa local”, acrescentou o porta-voz no comunicado.

Segundo a reportagem do Corriere della Sera, o promotor Gaetano Ruta, de Milão, está trabalhando junto com a polícia fiscal da Itália para determinar se as receitas dos estimados 1,4 milhão de assinantes italianos da Netflix podem ser consideradas sujeitas à tributação italiana. No entanto, nenhum funcionário específico da empresa está sendo investigado, pelo menos até o momento.

Continua após a publicidade

A Variety ainda ressalta que a Itália aprovou recentemente uma lei de mídia que aplica uma legislação europeia que obriga os serviços de streaming estrangeiros, como Netflix e Amazon Prime Video, a investir 30% de sua receita em produções locais. Os promotores de Milão recentemente investigaram outros gigantes da tecnologia dos EUA, como Apple, Amazon e Facebook, e cobraram mais de 5 bilhões de euros (o equivalente a R$ 22 bilhões) em impostos atrasados ​​para os cofres do governo italiano. Só tem um detalhe: todas essas empresas têm escritórios físicos na Itália, diferente da Netflix.

Tendo isso em mente, a equipe do Canaltech procurou a Netflix aqui no Brasil para obter um posicionamento da empresa, mas ainda não obteve resposta. Assim que a empresa se posicionar, a matéria será atualizada.

Fonte: Variety