Publicidade

Mulher violentada em Uber processa empresa após revelação de prontuário médico

Por| 15 de Junho de 2017 às 21h22

Link copiado!

Mulher violentada em Uber processa empresa após revelação de prontuário médico
Mulher violentada em Uber processa empresa após revelação de prontuário médico
Tudo sobre Uber

A mulher violentada em um veículo da Uber em 2014, na Índia, está processando a empresa após a divulgação da informação que alguns de seus executivos obtiveram acesso aos prontuários médicos relacionados ao caso. No processo, movido na justiça dos Estados Unidos, a vítima, que prefere não se identificar, afirma que a companhia a abusou uma segunda vez após terem conseguido seus registros.

Informações relacionadas a atendimento médico são confidenciais e protegidas por lei, estando disponíveis apenas aos próprios pacientes, seus familiares diretos e médicos. Entretanto, isso não impediu que Eric Alexander, diretor da Uber para a região Ásia-Pacífico -- que foi demitido na semana passada --, tivesse acesso aos documentos, que teriam sido compartilhados com diversos outros executivos de alto escalão do serviço, incluindo o ex-CEO Travis Kalanick.

Mais do que isso, tanto Alexander quanto Kalanick estavam convencidos de que havia o envolvimento de rivais indianos da Uber. Os documentos, mais tarde, foram descartados pelo departamento jurídico da companhia e toda a questão foi revelada nas últimas semanas, após uma análise realizada por uma empresa de advocacia externa, que indicou diversas mudanças de postura relacionadas a abuso e liderança em sua estrutura interna.

O processo foi movido contra a Uber e três executivos, o ex-CEO Travis Kalanick, o ex-vice-presidente sênior de negócios Emil Michael e Alexander, que também pode responder a acusações criminais relacionadas ao caso. A vítima, que reside no estado americano do Texas, pede compensação pela forma como a Uber lidou com a situação e afirma, em declaração, esperar que as mudanças em andamento na empresa realmente sejam frutíferas.

Continua após a publicidade

O advogado da mulher, Daniel Wigdor, também criticou a postura da companhia durante toda a situação. Ele afirmou que, ao negarem o estupro, a Uber incorreu no pior tipo de discriminação por gênero existente, e deu uma demonstração que esse tipo de postura machista está entranhada em sua estrutura. Como parte de um esforço para mudar isso, mais de 20 executivos – incluindo os dois processados – foram demitidos, enquanto Kalanick anunciou seu afastamento do posto de CEO.

Como o novo processo está relacionado especificamente à obtenção de prontuários médicos e à forma fomo a Uber lidou internamente com o caso, a ação não vai contra a obtida pela vítima em 2015, quando recebeu uma indenização da empresa. A companhia pronunciou-se sobre o assunto, lamentando que a reclamante tenha que reviver seus momentos horríveis desta maneira.

Fonte: The Verge