Publicidade

Justiça reconhece motorista como funcionária do Uber em processo nos EUA

Por| 18 de Junho de 2015 às 10h02

Link copiado!

Justiça reconhece motorista como funcionária do Uber em processo nos EUA
Justiça reconhece motorista como funcionária do Uber em processo nos EUA
Tudo sobre Uber

Uma motorista do Uber de São Francisco, nos Estados Unidos, foi considerada como funcionária da empresa e não uma prestadora de serviços autônoma pela Comissão Trabalhista da Califórnia num processo jurídico iniciado pela profissional. Segundo o órgão, ela está envolvida em todos os aspectos da operação.

Tudo começou quando a motorista Barbara Ann Berwick foi à justiça alegando que o Uber lhe devia dinheiro para custear gastos durante a condução dos passageiros. O parecer foi arquivado nesta terça-feira (16) no Tribunal Estadual da Califórnia e mostra que o aplicativo foi classificado como um modelo de negócios de economia partilhada, portanto eles devem dinheiro à motorista.

O Uber sustenta a informação de que os seus motoristas são prestadores de serviço e não funcionários, alegando ainda que o aplicativo é uma plataforma de tecnologia neutra.

A Comissão Trabalhista da Califórnia não enxerga as coisas desta forma e concluiu, com base em evidências, que o Uber faz o controle das ferramentas usadas pelos seus motoristas, como o monitoramento dos índices de aprovação da corrida. Caso a nota do prestador de serviço fique abaixo de 4,6 estrelas, o acesso é encerrado.

Continua após a publicidade

Em comunicado, a autarquia diz que a decisão foi para este caso em particular. "A avaliação do comissário do trabalho para saber se alguém é um contratante independente do serviço ou um empregado será feita caso a caso, com base nos fatos", afirma.

A decisão pode motivar mais motoristas a registrarem reclamações afirmando que também são funcionários da empresa, com a chance de serem indenizados pelo Uber. Porém, o caso também alimenta os motivos para a proibição do serviço por parte de taxistas ao redor do mundo.

Fonte: TI Inside