Publicidade

Justiça de São Paulo exige que Uber registre carteira de trabalho dos motoristas

Por| 27 de Agosto de 2018 às 12h11

Link copiado!

Justiça de São Paulo exige que Uber registre carteira de trabalho dos motoristas
Justiça de São Paulo exige que Uber registre carteira de trabalho dos motoristas
Tudo sobre Uber

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo determinou que existe vínculo empregatício entre a Uber e os motoristas do aplicativo homônimo. Com essa decisão, a companhia teria de assinar a carteira de trabalho dos motoristas e pagar direitos trabalhistas da CLT, incluindo férias, FGTS e multa em caso de rescisão.

Em resposta, a Uber disse que vai recorrer da decisão, afirmando que já existe uma jurisprudência sólida que confirma o fato de que não há relação de emprego entre a empresa e os motoristas cadastrados na plataforma.

"É importante frisar que não é a Uber quem contrata os motoristas, mas sim os motoristas que contratam a Uber para utilizar o aplicativo para se conectar a clientes e prestar-lhes o serviço de transporte individual privado. Os motoristas parceiros são totalmente independentes e não têm qualquer subordinação à Uber", diz a nota.

A Uber diz, ainda, que a relação dos motoristas com a empresa é de liberdade, pois eles podem escolher livremente o horário em que desejam trabalhar, e também que prestar serviços ao aplicativo não significa exclusividade, visto que eles podem executar outros trabalhos, até mesmo em apps concorrentes.

Continua após a publicidade

"Não existem metas a serem cumpridas, não se exige número mínimo de viagens, não existe chefe para supervisionar o serviço, e não existe controle ou determinação de cumprimento de jornada de trabalho", complementa a empresa.

Para finalizar, a Uber diz que os motoristas são pagos por cada viagem, e não com um salário, e que eles pagam à Uber uma taxa de serviços de viagens realizadas para utilizar o app.

Fonte: O Globo