Publicidade

Governo japonês vai investigar Apple por ações contra o Yahoo

Por| 16 de Agosto de 2018 às 10h55

Link copiado!

Governo japonês vai investigar Apple por ações contra o Yahoo
Governo japonês vai investigar Apple por ações contra o Yahoo
Tudo sobre Apple

A Apple está sendo alvo de investigação no Japão por supostas práticas anticompetitivas contra o Yahoo. O centro da questão é uma plataforma digital da companhia, a Game Plus, na qual títulos de videogame seriam publicados na web e poderiam ser jogados sem a necessidade de download de aplicativo, com anúncios e dados dos usuários servindo para monetizar o sistema. As autoridades querem saber se a Maçã forçou a mão de seus parceiros para que não publicassem jogos no serviço.

Originalmente, o Game Plus foi lançado em julho de 2017. Inicialmente, mais de 50 companhias, incluindo nomes consagrados do mercado, haviam demonstrado interesse ou estavam efetivamente desenvolvendo títulos para o serviço, baseado em HTML5. Aos poucos, porém, o suporte foi minguando e, sem grandes títulos, o serviço foi perdendo espaço.

O Softbank, conglomerado japonês que é acionista majoritário da empresa de internet no Japão, é o mediador do processo, que está sendo movido pela Comissão de Comércio do Japão (FTC, na sigla em inglês). O trabalho parte de denúncias de que a Apple teria aplicado pressão sobre alguns parceiros, incluindo nomes como a Square Enix, para que não lançassem jogos no Game Plus, um serviço online que poderia ferir o crescimento da App Store no país asiático.

Prova disso seria a interrupção do desenvolvimento de títulos que estavam sendo criados para o Game Plus e, também, a retirada de outros feitos exclusivamente para a plataforma. A própria Square Enix foi uma das companhias a agirem dessa maneira, removendo versões adaptadas da série Final Fantasy e, também, Antique Carnivale, produzido de forma dedicada ao serviço.

Continua após a publicidade

A alegação de que a Apple estaria agindo de forma a minar o crescimento do Game Plus também teria origem em relatos internos do próprio Yahoo, que teria citado mais de uma vez, a investidores e parceiros, que as dificuldades do serviço em ganhar tração tinham a ver com a pressão de rivais. A plataforma funciona até hoje, mas tem um portfólio limitado de jogos e pouco investimento por parte do Yahoo, principalmente no campo promocional.

O andamento da investigação, porém, vai depender da cooperação tanto do Yahoo quanto da Apple, e é aí que as coisas começam a ficar um pouco mais complexas. De acordo com relatos de especialistas à imprensa asiática, o inquérito dificilmente seguirá adiante sem a ajuda da Maçã, que, logicamente, não deve apresentar provas contra si mesma. A empresa não se pronunciou sobre o assunto, mas, normalmente, nega qualquer atitude irregular quando o tema são violações antitruste.

Além disso, a participação do Softbank na mediação das negociações levanta dúvidas, não apenas por seu papel de acionista majoritário no Yahoo, mas também por intermediar os pagamentos de seus clientes de telefonia móvel e a Apple App Store. A telecom mantém uma parte e opera, hoje, uma das maiores redes celulares do Japão – a ideia, então, é que ela estaria ganhando de ambos os lados, o que torna sua postura diante da questão bastante incerta.

Por enquanto, apenas o Softbank se pronunciou sobre o assunto, afirmando não ter comentários sobre a questão no momento. Enquanto isso, o inquérito ainda estaria em seus momentos iniciais, com o governo analisando os relatos e tentando entender se a Apple incorreu em práticas antitruste para proteger a App Store no Japão.

Continua após a publicidade

Fonte: Nikei Asian Review