Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google ganha caso sobre direito de privacidade nas buscas fora da União Europeia

Por| 10 de Janeiro de 2019 às 15h59

Link copiado!

Google ganha caso sobre direito de privacidade nas buscas fora da União Europeia
Google ganha caso sobre direito de privacidade nas buscas fora da União Europeia
Tudo sobre Google

O “direito de ser esquecido” ou “right to be forgotten” (RTBF) foi criado em 2014 na União Europeia, garantindo direitos a qualquer cidadão para pedirem às empresas de mecanismos de busca, tais como a Google, para que removam informações, URLs ou qualquer outro dado que não seja interessante para a pessoa (ou seja excessivo).

Desde que o direito foi estabelecido, a Google recebeu quase 3 milhões de solicitações de “esquecimento” de informações e endereços web em toda a Europa e em abril do ano passado, um britânico havia ganhado o primeiro processo do gênero.

Nesta quinta-feira (10), porém, o principal Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que a Google não precisará “garantir direitos de esquecimento” para usuários fora da UE. A decisão levanta a questão da lei de privacidade de dados para empresas de tecnologia ao redor do mundo, o que a Europa opera com rigidez.

O advogado-geral Maciej Szpunar declarou que “não é a favor de dar às disposições da lei da União Europeia uma interpretação tão ampla que elas teriam efeitos além das fronteiras dos 28 Estados-Membros”. A opinião geral da defesa, portanto, é de que o direito de remover dados nas buscas do Google não deve ter efeito global — em suma, para que outros estados não tentem suprimir os resultados.

Continua após a publicidade

A briga ainda não acabou

O regulador de dados da França conhecido como CNIL (ou Comissão Nacional de Informações e Liberdades) e a Google têm travado uma batalha legal sobre as rígidas leis de privacidade de dados da Europa. Eles também ponderam se tais leis deveriam ser aplicadas globalmente sobre a gigante de tecnologia.

O caso já foi debatido no mais alto tribunal da Europa depois que a CNIL multou a Google em 100 mil euros em 2016 por não remover links de busca de todas as versões de seu site. E caso a decisão geral da defesa deste processo seja semelhante à do tribunal, mais recente, a gigante de tecnologia marcaria outra grande vitória.

Um dos principais argumentos usados por defensores da liberdade de expressão sobre a aplicação global do “direito de ser esquecido” é de que ela poderia encorajar a censura em alguns países.

Continua após a publicidade

Com base nisso e no Artigo 19, a opinião da defensoria geral do Reino Unido anunciou que “O Tribunal deve limitar o alcance do ‘direito de ser esquecido’, a fim de proteger a liberdade global de expressão e impedir a Europa de abrir um precedente para censura que poderia ser explorado por outros países”.

Espera-se que o Tribunal Europeu de Justiça decida sobre o caso ainda neste ano. De acordo com o que disse Richard Cumbley, sócio e diretor global de tecnologia do escritório londrino Linklaters, à CNBC, embora o tribunal não seja obrigado a seguir a opinião geral da defesa, “parece muito provável que eles o façam neste caso”.

Fonte: CNBC