Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook está sob investigação sobre compartilhamento de dados dos usuários

Por| 14 de Março de 2019 às 11h04

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Embora tenha promovido notáveis esforços para se destacar dos escândalos pelos quais passou nos dois últimos anos, o Facebook ainda não se vê completamente livre das idas e vindas com a Justiça dos EUA. Segundo fontes do jornal The New York Times, um júri da cidade de Nova York intimou duas grandes fabricantes de smartphones a fornecerem registros de seus negócios com a rede social. A acusação é de que o Facebook forneceu acesso de dados de usuários em acordos comerciais com mais de 150 empresas, incluindo Apple, Amazon, Sony e Microsoft.

A rede social vem se desligando ou reduzindo seu papel desses acordos nos últimos dois anos; contudo, segundo as duas fontes ouvidas pelo jornal (e que requisitaram anonimato devido à sua proximidade com os aspectos legais dos acordos), os dados acessados incluem informações de contato, endereço e listas de amigos — acessados por essas empresas de forma não consensual aos usuários.

Em um comunicado oficial, um porta-voz do Facebook disse: “Nós estamos cooperando com os investigadores e levamos essas intimações muito a sério. Já oferecemos nosso depoimento publicamente, respondemos questionamentos e nos comprometemos a continuar fazendo isso”.

Continua após a publicidade

Não foi informado quando as investigações começaram, mas sabe-se que elas correm em paralelo com problemas passados enfrentados pela rede social. A Comissão Federal do Comércio (FTC) e a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) possuem investigações ainda correndo contra o Facebook sobre violação de privacidade, ao passo que o Departamento de Justiça destacou uma unidade específica para investigar a violação de conduta e vazamento de dados pessoais de usuários pela falecida firma britânica de análise de dados Cambridge Analytica.

Nenhuma das entidades governamentais envolvidas nas investigações ofereceram quaisquer comentários.

Fonte: The New York