Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cofundador da Apple processa YouTube pelo uso de seu nome em golpes

Por| 24 de Julho de 2020 às 18h00

Link copiado!

Cofundador da Apple processa YouTube pelo uso de seu nome em golpes
Cofundador da Apple processa YouTube pelo uso de seu nome em golpes
Steve Wozniak

Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, está processando o YouTube por ser conivente com golpes na rede social que usavam seu nome. Segundo o processo. Wozniak foi vítima da mesma ação realizada com perfis famosos no Twitter, que exploravam perfis de celebridades para convencer usuários a depositarem bitcoins em uma conta em troca de benefícios.

O golpe funciona da seguinte forma: o criminoso usa o nome de uma pessoa conhecida (no caso do Twitter, o perfil oficial dela) e diz a usuários que, se depositarem uma quantia X em uma determinada conta, receberá o dobro em pagamentos. Como o processo é feito em bitcoins, o rastreamento é dificultado.

Segundo o processo de Wozniak, há meses vídeos com este mesmo padrão de golpe estão sendo divulgados no YouTube com o nome do cofundador da Apple como credibilidade. Ele aponta que entrou em contato com a empresa repetidas vezes, mas a companhia não foi responsiva, motivo pelo qual apelou para um processo. A ação corre na justiça de San Mateo County, na Califórnia.

Continua após a publicidade

“O YouTube tem, sem desculpas, guardado, promovido e lucrado diretamente de golpes similares”, aponta o executivo, que também cita esforços do Twitter para resolver o problema no mesmo dia.

O processo conta ainda com outras 17 pessoas anônimas que passaram pela mesma fraude. O que Wozniak quer é que os vídeos sejam derrubados da rede social e que um aviso sobre o problema seja publicado na plataforma. A ação também pede compensação por danos à imagem do executivo.

Em resposta à Bloomberg, o YouTube apenas informou que leva a sério relatos de abuso em sua plataforma e que toma ações quando detecta violações em suas políticas, incluindo golpes ou representações falsas de pessoas públicas.

Fonte: Bloomberg