Publicidade

Batalha de patentes: Huawei ganha ação contra a Samsung

Por| 15 de Janeiro de 2018 às 10h44

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Samsung

A contenda entre a Samsung e a Huawei parece ter chegado ao fim de mais um capítulo. As batalhas legais entre as duas companhias haviam começado em julho de 2016, quando a fabricante chinesa processou a empresa sul-coreana nos Estados Unidos e na China buscando compensação financeira por uma suposta violação cometida: neste caso, a apropriação e utilização sem autorização de algumas tecnologias como o 4G, softwares e sistemas operacionais, além de interface de usuário.

Ainda em julho daquele ano, a Samsung também lançou uma ação judicial contra a Huawei, exigindo, por sua vez, uma compensação em danos por quebra de patente e o fim da produção do Mate 8 e da linha Honor. Mais detalhes sobre essa demanda não foram divulgados na época. Todavia, foi revelado, no fim da última semana, que a fabricante sul-coreana perdeu um dos processos para a empresa chinesa.

De acordo com o site Phys, os processos sobre duas patentes relacionadas à tecnologia de quarta geração para celulares foram decididos pela corte em favor da Huawei. O motivo que teria levado um juiz da metrópole de Shenzhen a favorecer a empresa chinesa foi a descoberta de que a Samsung havia atrasado negociações que começaram em 2011 de propósito, com “segundas intenções”.

A decisão do juiz envolve a seguinte ordem à Samsung: a empresa deve suspender a fabricação e venda de dispositivos usando a tecnologia em questão, e também pagar uma pequena taxa judicial. Uma lista de modelos de telefone que sofrerão a mudança ainda não foi divulgada, mas a fabricante sul-coreana informa que irá analisar minuciosamente a decisão do tribunal, determinando, assim, as medidas apropriadas.

Continua após a publicidade

Esta não é a primeira nem a última batalha desta história, ainda mais em uma indústria em que qualquer tecnologia está suscetível a ser disputada. A Huawei também não é a única empresa com a qual a Samsung briga pelos direitos de uso de patentes, já que, no fim do ano passado, a Suprema Corte dos EUA optou por ficar do lado da Apple em mais uma das tantas batalhas travadas pelas empresas.

Fonte: Android Authority