Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Baidu denuncia PSafe à justiça por concorrência desleal

Por| 17 de Agosto de 2015 às 16h49

Link copiado!

Baidu denuncia PSafe à justiça por concorrência desleal
Baidu denuncia PSafe à justiça por concorrência desleal
Tudo sobre Baidu

Na última sexta-feira (14), a chinesa Baidu abriu um processo contra a PSafe na Justiça de São Paulo. A empresa acusa a desenvolvedora de software de forjar informações sobre competidores e praticar concorrência desleal. O processo pode resultar numa multa superior a R$ 500 mil e na saída da PSafe da Google Play.

De acordo com a Baidu, o processo é baseado numa perícia que apontou que a desenvolvedora do antivírus móvel PSafe Total estava enviando para sua base de usuários do Android uma mensagem de alerta contra um app rival, o DU Speed Booster. A mensagem dizia que o DU Speed Booster representava riscos ao usuário por “pedir permissões excessivas” para fins possivelmente “maliciosos”.

A emissão de alertas durante a instalação de arquivos faz parte do trabalho de softwares antivírus, como o PSafe Total, e é passível de erros. Porém, a Baidu alega com veemência que a perícia realizada apontou que o alerta emitido pela concorrente é intencional.

Ainda de acordo com a Baidu, ao instalar o PSafe Total, os usuários recebem a sugestão de excluir aplicativos que supostamente são pouco usados, entre eles apps da Baidu, como DU Speed Booster, DU Battery Saver e Baidu Browser. "Estas opções já aparecem 'ticadas' para remoção", alega a chinesa.

Continua após a publicidade

Capturas de tela apresentadas pela Baidu

“A ação movida pela Baidu exige que a PSafe remova os falsos alertas, as sugestões de desinstalação baseadas em falsas premissas e se retrate junto a todos usuários impactados pelas informações desonestas e ofensivas por eles divulgados, além de indenização por perda e danos no valor inicial de R$ 500 mil. O pedido judicial solicita ainda que, de forma cautelar, o app PSafe Total seja removido da loja Google Play, a fim de cessar as perdas em curso contra os apps rivais”.

Por meio de uma nota oficial, a PSafe declarou não ter conhecimento do processo e afirma ter recebido com indignação o que considera ataques por parte da Baidu. Confira o texto na íntegra:

Continua após a publicidade

"A PSafe Tecnologia SA, empresa brasileira de segurança digital, informa não ter recebido qualquer notificação judicial sobre a suposta denúncia de concorrência desleal feita pela Baidu.

É com indignação e estranheza que a PSafe recebe os ataques feitos pela Baidu, tendo em vista que a Justiça já se posicionou favoravelmente à PSafe em duas liminares em um processo movido pela PSafe contra a Baidu no princípio desse ano. Em tais liminares ficou claro que é a Baidu que age de forma desleal, não a PSafe.

A companhia esclarece que vem sendo injustamente atacada, mas continuará defendendo o mercado nacional de tecnologia e segurança na internet, por considerar que a internet segura é um bem público para o brasileiro.

Por fim, empresa idônea que é, a PSafe esclarece que está à disposição das autoridades brasileiras para quaisquer esclarecimentos necessários".

Continua após a publicidade

Com informações da PSafe