Apple perde US$ 22,1 milhões em processo contra empresa de patentes

Por Redação | 16 de Setembro de 2016 às 15h53
photo_camera Divulgação

Nesta semana, um júri norte-americano determinou que a Apple vai ter que pagar uma multa de US$ 22,1 milhões para uma empresa de patentes chamada Acacia Research. O processo em questão gira em torno de uma disputa de patentes relacionada a uma tecnologia de rede móvel.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o juri acredita que a Apple infringiu intencionalmente a patente em questão, o que permitiu ao juiz responsável pelo caso multiplicar em até três vezes a multa por danos.

O julgamento do caso começou no dia 6 de setembro e se prolongou ao longo de uma semana. A Apple estava tentando provar que a patente da Acacia era inválida, mas não obteve sucesso. A Maçã ainda não se manifestou para dizer se pretende recorrer da decisão.

Por outro lado, de acordo com relatos, a Acacia Research pode ser considerada como um "troll de patentes", o nome pejorativo atribuído a empresas que vivem de patentes, mas não as usam para criar produtos, e sim para ganhar dinheiro em cima de ações judiciais e licenciamento. Alguns números apontam que a Acacia possui 180 subsidiárias conhecidas e 257 casos ativos desde setembro de 2014. Além disso, 95% dos negócios da empresa envolvem parceria com inventores e detentores de patentes.

Fontes: Reuters e 9to5Mac

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.